As Grandes Novidades da Macfrut 2026 - Uma Feira Maior, mais internacional e mais inovadora

Nova data em abril (21 a 23 - Centro de Exposições de Rimini/Itália)

18/09/2025 14:53
As Grandes Novidades da Macfrut 2026 - Uma Feira Maior, mais internacional e mais inovadora

A 43ª edição conta com dois pavilhões adicionais e um novo design de exposição. Abacate e manga também são os produtos-estrela, com foco internacional nos países caribenhos e na região da Sicília como parceira.

Maior, mais internacional, mais inovadora. É assim que a Macfrut, feira internacional do setor de frutas e hortaliças, se apresenta, agora em sua 43ª edição. Com um formato único, a primeira grande mudança é a data, prevista para abril, de terça-feira, dia 21, a quinta-feira, dia 23, no Centro de Exposições de Rimini, como de costume. Somam-se a isso um espaço de exposição maior, com mais dois pavilhões e um novo layout, já que a feira será dividida em três macroáreas (Pré-Colheita; Pós-Colheita; Área de Alimentos Saudáveis). Além disso, abacate e manga são produtos-estrela, foco internacional nos países caribenhos, a Sicília como região parceira e muitas outras novidades.

São três os pontos fortes desta feira, que fizeram da valorização do setor sua característica distintiva: Negócios, para fomentar novos contatos comerciais com clientes e fornecedores de todo o mundo; Networking, com um serviço B2B exclusivo para organizar reuniões com compradores internacionais e outros expositores, graças a uma plataforma especializada apoiada pela equipe da Macfrut; e Conhecimento, uma série de discussões aprofundadas e áreas temáticas organizadas por especialistas internacionais, que caracterizam a Macfrut como um evento único para entender o futuro do setor.

Abacate e manga como protagonistas - Se há um produto que se consolidou em nossos hábitos alimentares, é o abacate. De fato, ele foi incluído na cesta de compras italiana, de acordo com relatórios de consumo alimentar conduzidos pelo Istat (Instituto Italiano de Estatística). Abacate e manga se tornaram itens básicos nas mesas de todo o mundo por seus benefícios nutricionais e versatilidade culinária. Na Itália, o consumo de abacate quadruplicou na última década, aumentando 694% per capita. Da mesma forma, em termos de valor, em seis anos (2019-2024), o consumo na Itália cresceu +317%, enquanto nos últimos dois anos cresceu +33,5% em 2023 e +12,6% em 2024. Esse crescimento também afetou o valor das mangas: +24% em 2023 e +12,6% em 2024. Essa tendência de crescimento, que afetou toda a Europa, representa uma perspectiva interessante para a Sicília, que está interessada na produção desses dois tipos de produtos tropicais.

A Macfrut está dedicando dois eventos Business to Business exclusivos para ambos: o Dia do Abacate e o Dia da Manga. Esses dois dias distintos são projetados para promover o contato entre produtores, comerciantes e compradores internacionais. Uma oportunidade única para criar novos contatos, fechar negócios comerciais e descobrir tendências de mercado. Os participantes têm um formato específico, uma programação de reuniões personalizadas, degustações e oportunidades de networking.

Foco internacional nos países caribenhos - Se existe uma região dinâmica no mundo no setor de frutas e hortaliças, é o Caribe, favorecido por um clima e solo ideais para a produção de frutas tropicais. Nesta edição, os países desta região, presentes na Macfrut há anos, serão apresentados com eventos e apresentações de negócios, ao lado de instituições e empresas exportadoras de ponta. A área inclui alguns dos países mais importantes em termos de produção e exportação, como República Dominicana, Cuba, Venezuela, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala e México. Trata-se de um território com um valor de exportação superior a US$ 30 bilhões, capaz de gerar um superávit de cerca de US$ 12,8 bilhões no segmento de frutas e hortaliças tropicais.

E embora o foco esteja no Caribe, a Macfrut 2026 confirma seu caráter global por meio de um programa consolidado de apresentações internacionais, acompanhado de um evento de recepção para compradores em colaboração com a Agência ICE (Agência para a Promoção no Exterior e Internacionalização de Empresas Italianas).

Sicília como região parceira - A apresentação da Macfrut 2026 em Catânia não é coincidência, já que a Sicília será a região parceira da 43ª edição da feira. Graças aos seus diversos microclimas e à alta qualidade de seus produtos, suas frutas e hortaliças representam a verdadeira excelência no setor agroalimentar italiano. Há inúmeros produtos com certificação DOP (Laranja Ribera DOP, Figo-da-Índia Etna DOP, Figo-da-Índia San Cono DOP, Limão Syracuse DOP e Pistache Verde Bronte DOP) e certificação IGP (Tomate Pachino IGP, Laranja Sanguínea Siciliana IGP, Alcaparra Pantelleria IGP, Limão Messina "Interdonato" IGP, Pêssego Leonforte IGP, Uva de Mesa Canicattì IGP, Uva de Mesa Mazzarrone IGP, Cenoura Ispica "Novella" IGP). Os produtos serão a principal atração durante os três dias da feira, apresentados e explicados a um público internacional por meio de um amplo programa de iniciativas. Francesco Lollobrigida, Ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália, afirmou em uma mensagem de vídeo na coletiva de imprensa: ?A Macfrut é uma grande vitrine, um lugar para apresentar o que a Itália sabe fazer e oferecer no setor de frutas e vegetais, diante do mundo inteiro devido à presença de tantas empresas e países estrangeiros neste evento. Estou satisfeito que a Sicília seja a região parceira; há um ano, a Sicília sediou o maior evento do sistema agrícola na Itália durante o G7 em Siracusa e com a Expo Divinación, que tornou a grandeza do nosso país conhecida em todo o mundo. Em termos de valor agregado, alcançamos números recordes e superamos a França e a Alemanha, resultados importantes que não devem nos satisfazer, pois devemos continuar olhando para o futuro no caminho da qualidade, sustentabilidade e inovação. Tudo isso é fruto de uma visão que vê o sistema de feiras como um elemento essencial, porque é nesses contextos que nossa excelência é exibida; como no caso da Macfrut, um evento cada vez mais participativo, uma vitrine para mostrar ao mundo nossos produtos de qualidade e as inovações de um setor estratégico como o de frutas e hortaliças.?

Renzo Piraccini, presidente da Macfrut: ?A Macfrut fez da sua diferenciação o seu diferencial entre os eventos do setor. Um formato inovador que combina negócios, atividades de networking em uma plataforma exclusiva e dedicada, e conhecimento para entender o futuro do setor de frutas e hortaliças. A edição de 2026 promete ser ainda maior, mais internacional e mais inovadora, com a nova data em abril, que permite que o evento se expanda ainda mais com dois pavilhões adicionais.?

Novo design da feira - Além da data, a grande novidade da Macfrut 2026 será o novo layout dos pavilhões, divididos em três macroáreas identificadas por uma cor de referência para facilitar ainda mais a navegação: Pré-Colheita, Pós-Colheita e Alimentação Saudável. Cada uma dessas áreas abrigará os diversos pavilhões que sempre caracterizaram a Macfrut como uma feira de "conhecimento", coordenada por uma equipe de especialistas e focada nos principais temas do setor.

A área de Pré-Colheita abrange tudo relacionado à pré-colheita no campo. Mais especificamente, abrigará a Exposição de Biosoluções, dedicada a produtos naturais para defesa, nutrição e bioestimulação de plantas; o Acqua Campus, sobre tecnologias de irrigação; o Viveiro de Plantas, a exposição dedicada à cadeia produtiva de viveiros de frutas e hortaliças; e a Agrisolar, sobre tecnologias agrovoltaicas. Haverá também uma seção dedicada à biotecnologia, inteligência artificial e robótica. As duas áreas de demonstração dedicadas às tecnologias de campo, que sempre foram um diferencial da feira, estão confirmadas, acompanhadas de visitas técnicas de campo guiadas por especialistas.

O coração da Macfrut é a área de Pós-Colheita, dedicada à produção e comercialização, embalagem, logística e tecnologia pós-colheita. Esta área também inclui duas exposições de produtos: o Planeta Vermelho, dedicado à cadeia produtiva do tomate, e a Área de Frutas Vermelhas, dedicada à cadeia produtiva de frutas vermelhas.

Por fim, a Área de Alimentação Saudável, dedicada a produtos saudáveis ??inovadores, um setor em rápida expansão que envolve o varejo (comércio tradicional e distribuição moderna) e o setor de consumo HoReCa (restaurantes, bares e estabelecimentos fora do lar) por meio de uma parceria com a Fipe (Federação Italiana de Estabelecimentos Públicos). A feira apresentará todos os produtos "saudáveis", frescos e processados, à base de frutas e vegetais (e muito mais), que também serão promovidos em uma grande arena por meio de depoimentos de renome nacional em diálogo com especialistas, chefs e empresas de produção.

Esta área dedicará um amplo espaço a produtos orgânicos inovadores, apresentados em uma versão prática para o consumo, assim como a Spices & Herbs Global Expo, dedicada a plantas medicinais, especiarias e produtos fitoterápicos. *Elena Vincenzi y Doralinda D'Auria/Macfrut Oficina de Prensa Internacional c/o fruitecom srl - elena.vincenzi@fruitecom.it | doralinda.dauria@fruitecom.it - Tel: +39 340 5588 732; +39 337 1212782.