Brasil de Vinhos, uma fotografia das vinícolas brasileiras

Plataforma mapeia vinícolas do Brasil

04/07/2020 14:47
Brasil de Vinhos, uma fotografia das vinícolas brasileiras

Uma vitrine para dar mais visibilidade ao vinho brasileiro. Essa é uma das melhores definições para o Brasil de Vinhos, plataforma de conteúdo que organiza e mapeia as vinícolas do Brasil, facilitando que o consumidor final descubra e conheça novos vinhos e regiões produtoras. A iniciativa surgiu de um grupo de amigos que têm o apreço pelo vinho como ponto em comum.

O trabalho se iniciou com uma lista prévia de cerca de 300 vinícolas, este foi o ponto de partida para o cadastro ? todo digital, feito por um formulário na internet. Depois deste primeiro contato se montou uma base de dados que foi ao ar ? no instagram @brasildevinhos e no site www.brasildevinhos.com.br - com cerca de 50 empresas, que apresentaram seu negócio. O cadastro inicial de todas as vinícolas é gratuito. A participação institucional de cada uma delas não tem custo algum. Em seguida foi aberta a possibilidade de cadastro para o comércio: lojas, mercados, distribuidores, e-commerces, representantes. Assim como as vinícolas, os lojistas também podem fazer parte do Brasil de Vinhos gratuitamente, de forma institucional.

À medida que as informações começaram a circular e mais gente foi tomando conhecimento da plataforma, a quantidade de interessadas aumentou: hoje são cerca de 200 vínicolas cadastradas, mais de cem já publicadas tanto no instagram quanto no site.  ?Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de vinícolas, sabemos que todas será impossível, mas vamos buscar sempre mais?, explica a empresária Lucia Porto. O nome Brasil de Vinhos, por exemplo, surgiu da quantidade de diferentes rótulos produzidos no Brasil ? um país formado por muitos vinhos. ?Nosso país é continental?, explica o enólogo Luiz Gustavo Lovato. ?Cada região, cada localidade, cada parcela de uma propriedade tem um terroir diferente?, resume. ?Queremos mostrar isso de uma forma muito ampla?, explica a biomédica Caroline Dani.

Numa segunda etapa do projeto outras redes, como Linkedin, twitter e facebook devem passar a fazer parte do escopo. ?O consumidor do vinho é muito heterogêneo?, explica Roger Perotto, o responsável pela parte digital do Brasil de Vinhos. ?Adaptamos nossa comunicação para atingir o maior número possível de pessoas?.

As vinícolas e as lojas interessadas podem se cadastrar direto pelo site ou pelo link que fica na bio do perfil @brasildevinhos no instagram.

O que: Brasil de Vinhos

Instagram: @brasildevinhos

Site: www.brasildevinhos

e-mail: contato@brasildevinhos.com.br

Informações para a imprensa: @navecomunica - nave@navecomunica.com.br

*Lucia Porto/navecomunica





Read more...