O Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia busca disseminar a viticultura e levar avanços científicos e técnicos aos profissionais da região. Este ano, o congresso será realizado no Chile e combinará apresentações com visitas técnicas
Organizado pela Associação Nacional de Engenheiros Agrônomos e Enólogos (ANIAE) em colaboração com a Associação de Enólogos da América (AEA) , o Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia acontecerá em Santiago, Chile, de 4 a 7 de novembro de 2025. Com o lema "Construindo o futuro do patrimônio vitivinícola latino-americano", a 17ª edição do congresso reunirá líderes internacionais do setor, com a notável participação de Yvette van der Merwe, presidente da OIV, e do acadêmico Federico Casassa, entre muitos outros.
O Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia nasceu da interação e colaboração das Associações Vinícolas Americanas, especificamente as da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. A ideia era, por um lado, criar um fórum de divulgação da atividade vitivinícola na América Latina e, por outro, levar novos avanços científicos e técnicos aos profissionais da região.
Desde o seu início, foi definido como um congresso com sedes rotativas entre os quatro países mencionados, idealmente realizado semestralmente, e voltado tanto para o mundo acadêmico quanto para as atividades relacionadas à vinícola, vinhedos e outras atividades relacionadas ao vinho. Em algumas edições, o Congresso foi realizado em países como Bolívia e Peru, com o objetivo de reunir profissionais desses países e ampliar seu escopo e alcance.
As duas principais áreas são a Viticultura e a Enologia. No entanto, em edições recentes, estas têm-se expandido para incluir trabalhos relacionados com uvas de mesa, técnicas laboratoriais, destilados e, especialmente, ciências sociais, abrangendo marketing, comercialização, história e enoturismo, entre outros. Inclui também a sustentabilidade, transversal a todos estes temas.
Por fim, é um congresso que combina apresentações com visitas técnicas e outras atividades complementares, tornando-se um evento focado no amplo escopo da vitivinicultura latino-americana, da teoria à prática, no mais alto nível científico, técnico e profissional. *Matéria da Tecnovino/OIV News - 16/09/2025.
O programa do Congresso está disponível neste link.