Cresce produção de abacate no Brasil
Campinas sedia em novembro, o Conexão Abacate Avocado
O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estima que a produção de abacate no Brasil tenha crescido cerca de 38,59% entre 2017 e 2021, chegando hoje a ocupar 18,1 mil hectares. Conforme o Instituto a produtividade, na contabilidade deste último ano foi de 301 mil toneladas de abacate, tanto nacional quanto avocado, que é um parente do abacate e muito utilizado na culinária dos países hispânicos.
Segundo a presidenta da Associação de Abacates do Brasil, Ligia Carvalho, entre janeiro e maio de 2023, cerca de 27,6 mil toneladas de abacate nacional e avocado passaram pela Ceagesp, maior centro de comercialização da fruta no País, onde se estima seja comercializado cerca de 25% da safra brasileira. Os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal são os que mais produzem a fruta, mas tem se expandido para outras áreas, como o Ceará, que se beneficia dos momentos de entressafra dos principais produtores brasileiros.
Irrigação tem colaborado com este incremento - Uma das tecnologias que vem contribuindo para este crescimento é a irrigação localizada, conforme afirma o agrônomo, Carlos Barth, da área de suporte técnico da Rivulis, pois, segundo ele, a qualidade de um fruto de planta com irrigação é melhor que de planta não irrigada". Barth defende que se aproveite o sistema de irrigação implantado para acrescentar os fertilizantes porque traz redução de custos e melhora a performance da planta.
Esta técnica, chamada de fertirrigação, propicia o fornecimento dos nutrientes às plantas de forma parcelada e de acordo com a necessidade dela sem aumento de custos pois não há tratores e implementos envolvidos nesta operação, "A produtividade pode crescer em até 30% quando se utiliza a fertirrigação", afirma o agrônomo.
Para a cultura do abacate ele recomenda o uso de microaspersores em combinação com sistemas automatizados de controle da irrigação e dispositivo para a injeção de fertilizantes, podendo-se também irrigar com gotejamento em solos de textura mais argilosa. O especialista diz que faz parte do manejo atender a quantidade de água para o abacateiro, taxa de injeção de fertilizantes compatível com o manejo nutricional da cultura.
Barth acrescenta que em geral, independente se a cultura é exigente em água e nutrientes, sempre que houver um controle da água, fornecendo somente a quantidade necessária, bem como um perfeito balanceamento dos nutrientes aplicados junto com a água de irrigação, não só a planta dará o melhor produto, mas também o meio ambiente agradecerá, pois fertilizantes não serão lavados, a água não fará erosões no solo e com os fertilizantes veiculados junto com a água de irrigação, não haverá tráfego de máquinas compactando a terra e consumindo diesel, finaliza.
Ricardo Muraoka, dedica cerca de 140 hectares da Fazenda Glória que fica em São Gotardo/MG para a abacaticultura. A produção, segundo ele, é em torno de 23 a 25 toneladas/ano e a colheita começa em julho e vai até o ano seguinte, "tem fruto que fica no pé até um ano", explica. Felipe Santos é o agrônomo responsável pela atividade e conforme diz, uma das vantagens da irrigação é esta a de conseguir ficar com a fruta no pé o mais tempo possível. Ele diz ainda que em época normal irrigo menor tempo e na época da florada ele aumenta para dar sustento ao crescimento. "É uma ferramenta que nos ajuda muito na produção do abacate", afirma. *AGROLINK/Seane Lennon - Com informações da assessoria*
Conexão Abacate Avocado - O Encontro Brasileiro de Produtores de Abacate e Avocado cresceu, assim como a produção brasileira de Abacate e Avocado e consequentemente toda cadeia produtiva se ampliou. Neste novo cenário e momento pra cultura do Abacate e Avocado, a associação viu a necessidade de ampliar o Encontro de produtores, e em sua versão 2023 ele se tornou o Congresso Brasileiro de Abacate e Avocado, organizado para CONECTAR produção, novas técnicas, capacitações e mercado interno e externo.
A Associação Abacates do Brasil está organizando o evento nos dias 27 e 28 de novembro de 2023, no Centro de Convenções Expo DPedro em Campinas/SP, evento que tem como objetivo maior a interação com os produtores e profissionais técnicos da cadeia produtiva, como também oferecer aos participantes conteúdo atual e especializado. Nesta edição, haverá alguns diferenciais. Um deles é é a apresentação de trabalhos brasileiros na área de produção de Abacate e Avocado, e também haverá a área Abacate & Negócios com estandes de empresas especialistas na cadeia produtiva de Abacate e Avocado
Submissão de trabalhos acadêmicos - Serão aceitos para publicação trabalhos a respeito da cultura do abacateiro, realizados no Brasil, envolvendo nutrição, poda, fitossanidade, produção de mudas, irrigação, pós-colheita, entomologia (MIP), viabilidade econômica, que aprovados após avaliação pelo Comitê Técnico-Científico da Associação Abacates do Brasil, e que emitirão pareceres quanto ao aceite final.
Os resumos devem ser submetidos através do formulário online acessado, após a inscrição no evento. O sistema lhe informará como inscrever corretamente o resumo, seguindo todos os campos a serem preenchidos. Instruções gerais e políticas de submissão:
- Todos os resumos devem ser trabalhos originais.
- Cada inscrição dá direito à submissão de 06 resumos. A fragmentação de trabalhos científicos para elaboração de múltiplos resumos é desencorajada, sendo preferível a submissão de trabalhos mais robustos.
- Ao submeter o resumo os autores concordam com a submissão do resumo ao sistema e instruções que serão enviadas junto com a inscrição dos trabalhos.
- O autor que fará a apresentação deverá obrigatoriamente estar inscrito no evento para garantir que o resumo seja incluso na programação. A data limite para o registro do autor apresentador é o recebimento da carta de aceite do(s) trabalho(s).
- Todas as submissões deverão ser realizadas via sistema até o dia 30/09/2023.
- Todos os resumos deverão ser preparados de acordo com o template fornecido e as instruções a seguir.
- Os resumos não deverão exceder 250 palavras. Aqueles que ultrapassarem o limite de palavras serão devolvidos para adequação.
Instruções para elaboração dos resumos - Todos os resumos deverão ser elaborados em Português e Inglês
As duas versões do resumo deverão ocupar no máximo uma página.
Por favor, utilize o template - já formatado conforme as instruções a seguir.
Margens - todas com 25,4 mm (1 inch).
Texto - fonte Arial tamanho 10pt para o texto do resumo, , tamanho 11pt para o título, autores e afiliações.
O título deverá ser em negrito.
Os nomes dos autores deverão ser em itálico.
O nome do autor que fará a apresentação deverá estar sublinhado.
O texto deverá ser justificado e sem recuo.
Espaçamento - simples, com 12 pt e 6pt de espaço entre os parágrafos.
O resumo deverá ser limitado a no máximo 250 palavras para cada versão (Português e Inglês).
Mais: [email protected]/Tel: 14. 99129-4074