Eventos

Dia de campo sobre porta enxertos de macieira e manejo da cultura da pera

Mobiliza produtores na Serra Catarinense em São Joaquim


No dia 30 de janeiro de 2018 na Estação Experimental da Epagri  de São Joaquim realizou-se dia de campo sobre porta enxertos  de macieira americanos  da série G , japoneses da série JM e manejo da cultua da Pera, onde os pesquisadores Mateus Pasa e José Massanori ,presentaram as informações e resultados de pesquisa em relação aos temas. Em relação aos porta enxertos da série G e JM, nas áreas experimentais foram apresentados aos presentes o comportamento agronômico e características de  cada porta enxerto como: presença de  pouco rebrote, boa capacidade produtiva, resistentes a algumas doenças de solo, resistente ao pulgão lanígero, bom tamanho e qualidade dos frutos, entre outras características importantes,  com destaques para o porta enxerto G -210 e G 814 que mais se destacaram na avaliação e ainda há outros porta enxertos que apresentam potencial de plantio que continuarão sendo avaliados. Em outro área observou-se o experimento recém implantado de avaliação do porta enxerto G 814 e Maruba/M-9 em quatro densidades de plantio e uma área com multilíder com uso do porta enxerto Maruba.

Na área da Pera foram apresentados as cultivares de Pera Rocha, Santa Maria e Packham's Triumph sobre os porta enxertos Adam's, BA 29 e Betulaefolia, mostrando a boa qualidade dos frutos  produtividade dos pomares, principalmente da Cv. Rocha uma das mais adaptadas  para plantio na região, com produções de 30, 2 ton/ ha até 54,6 ton/ha, conforme o espaçamento utilizado. Estes dados demonstram que a pera, principalmente a Cv. Rocha pode ser uma boa alternativa de diversificação na fruticultura na região, pois têm mantido a produção constante durante as safras. Participaram do evento em torno de 40 pessoas entre técnicos de empresas privadas, públicas e fruticultores,  o evento também contou com a participação do presidente da Epagri Luiz Hessmann e diretor de Pesquisa e Inovação Luiz Palladini.

Maiores informações sobre o assunto com pesquisadores José Massanori Katsurayma, Mateus Pasa ou Gerente Marcelo Cruz de Liz.

 *Estação Experimental da Epagri  de São Joaquim

Comentários