Eventos

Embrapa apresenta primeiro curso à distância sobre bananeira

A investida da Unidade no ensino à distância estava prevista para 2022


Vai ser apresentado nesta terça-feira (17), às 18h, no canal da Embrapa no YouTube, o curso gratuito Métodos e Sistemas de Irrigação para Bananeira, o primeiro oferecido na modalidade a distância pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA).

A investida da Unidade no ensino à distância estava prevista para 2022, mas foi antecipada para 2020 em razão da pandemia do novo coronavírus. "Vamos começar por um tema de alta demanda e impacto que é a eficiência de irrigação, no caso para a bananeira. Temos certeza que é o primeiro de muitos, que vai abrir o caminho para a nossa inserção nos cursos à distância, permitindo ampliar significativamente nossa comunicação com o público-alvo", afirma o pesquisador Aldo Vilar Trindade, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia.

Disponível na plataforma e-Campo, a vitrine de capacitações on-line da Embrapa, o treinamento tem 20 horas de duração. O instrutor é o pesquisador Eugênio Ferreira Coelho, doutor em engenharia de irrigação.

Como os demais cursos da plataforma, o público-alvo é formado por multiplicadores da assistência técnica e extensão rural (Ater), produtores, agricultores familiares, agentes do agronegócio e comunidade em geral. O objetivo é que conheçam e identifiquem os sistemas de microirrigação e suas especificidades para uso na bananeira, que é uma das culturas que demanda maior volume de água em seu ciclo. Após o curso, o aluno vai saber, por exemplo, em que fase do ciclo a deficiência de água pode provocar perdas consideráveis de produtividade e qualidade dos frutos.

Metodologia - O participante tem 30 dias para conclusão da capacitação, a contar da data da sua inscrição. Autoinstrucional, o curso exibe o conteúdo sem tutoria, em dois módulos, tendo duas aulas em cada um deles. Os recursos utilizados são videoaulas, apresentações e livros salvos em PDF e material complementar disponibilizado em links. Haverá aplicação de prova objetiva (questões objetivas de múltipla escolha) que deve ser preenchida após conclusão das aulas e leitura do material complementar.

Mais - www.embrapa.br/e-campo - [email protected]

Comments

SEE ALSO ...