Eventos

EPAMIG promove encontro online sobre produção de espumantes e de vinhos de inverno

Temas estão contemplados em edições recentes do Informe Agropecuário


A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza na próxima sexta-feira, 9 de abril, às 15h, um webinário sobre Produção de Vinhos. O evento, que será transmitido ao vivo pelo Canal Oficial da Empresa no Youtube, vai destacar as edições 310 e 312 da revista Informe Agropecuário que abordam, respectivamente, os temas "Produção de vinho espumantes na Serra da Mantiqueira" e "Vinhos de colheita de Inverno".

A enóloga Isabela Peregrino, que é uma das editoras técnicas do Informe Agropecuário sobre espumantes, fará a apresentação da publicação. "Essa edição do Informe é muito rica em informações para o produtor que deseja começar na atividade. Nós abordamos temas como implantação do vinhedo, manejo, controle de doenças, vinificação e como elaborar um vinho espumante", detalha.

A apresentação da revista sobre vinhos de inverno será feita pela pesquisadora Claudia Souza, uma das coordenadoras da edição. "A gente procurou abranger todo o ciclo produtivo nesse Informe, reunindo informações técnicas relevantes, obtidas nas pesquisas com o manejo da dupla poda. Os artigos abordam desde a implantação do vinhedo até a elaboração do vinho, além de informações sobre variedades novas que estão sendo testadas, porta-enxertos, estudos para a caracterização da uva Syrah em diferentes regiões do Sudeste e a criação do Selo Vinhos de Inverno", conta.

O evento contará ainda com dois convidados, o professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul/ Campus Bento Gonçalves, Marcus André Kurtz Almança, abordará o tema "Controle de pragas e doenças em vinhedos". Já o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Jorge Tonietto, falará sobre o "Potencial para a construção de Indicações Geográficas de vinhos de inverno no Sudeste Brasileiro".     

A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, e a presidente da EPAMIG, Nilda Soares, farão a abertura do encontro. O debate será conduzido pela coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da EPAMIG, Renata Vieira da Mota, e pelo pesquisador Francisco Câmara.

Após as apresentações haverá espaço para atendimento às perguntas enviadas pelo público. Para participar não há necessidade de fazer inscrição.

Mais informações [email protected] - (35) 3735-1101.  As publicações podem ser adquiridas pelo site www.informeagropecuario.com.br ou pelo e-mail: [email protected] 

*Mariana Vilela Penaforte de Assis  - Jornalista | Assessoria de Comunicação  - www.epamig.br

Comments