Eventos

Evento online da EPAMIG debate a elaboração de vinhos brancos e rosés

Dentre os vinhos elaborados com manejo pela tecnologia de dupla poda da videira, difundida pela EPAMIG, os brancos, produzidos com uvas Sauvignon Blanc


Vinificação em brancos e rosés é o tema do webinário sobre vitivinicultura, que a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza na próxima segunda-feira, 23 de novembro. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site.

A palestrante será a enóloga Isabela Peregrino, responsável técnica pelos vinhos da marca própria EPAMIG e pelos vinhos encubados e processados na Vinícola Experimental da Empresa em Caldas (MG). A medição será feita pela pesquisadora Renata Vieira da Mota, coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Vitivinicultura da EPAMIG.

Dentre os vinhos elaborados com manejo pela tecnologia de dupla poda da videira, difundida pela EPAMIG, os brancos, produzidos com uvas Sauvignon Blanc, estão entre os que mais se destacaram pela qualidade. "É um vinho que podemos deixar tanto bem ácido, mais leve e mais fresco, quanto com uma característica de maturação maior, um vinho mais estruturado, com aromas mais carregados. Isso depende de quando a gente colhe a uva. Se você colher a uva um pouco mais cedo, o vinho vai ter uma característica mais leve, puxando para o vegetal. Já se a colheita for tardia o vinho terá uma característica de fruta tropical e vai ser mais alcoólico", explica Isabela.  O vinho rosé apresenta tonalidades que podem variar do alaranjado ao púrpura, dependendo do tipo de uva e da fermentação.

A programação integra uma série de webinários iniciada no mês de julho, que tem discutido temas como implantação de vinhedos; sistemas de condução; tratos culturais; controle fitossanitário; e poda. Mais informações pelo telefone (35) 3735-1101. *Mariana Vilela Penaforte de Assis - Jornalista | Assessoria de Comunicação - www.epamig.br

Comments

SEE ALSO ...