Fruit Attraction 2022 bate recordes e confirma Madrid como capital mundial das frutas e legumes

A 14ª edição da Fruit Attraction vai decorrer de 4 a 6 de outubro, ocupando 8 pavilhões no tradicional local da feira

30/09/2022 20:25
Fruit Attraction 2022 bate recordes e confirma Madrid como capital mundial das frutas e legumes

A Feira, organizada pela IFEMA MADRID e FEPEX, consolida a sua liderança global superando os números de 2019, até agora a melhor edição da sua história, com 1.800 empresas de 55 países, mais de 58.000 m2 de oferta de frutas e legumes e previsão de presença de 90.000 profissionais de 130 países

De 4 a 6 de outubro, Madrid volta a ser a capital mundial das frutas e produtos hortícolas com a celebração da 14ª edição do Fruit Attraction, o maior evento internacional do setor, organizado pela IFEMA MADRID e FEPEX, que conseguiu bater todos os recordes em esta edição conta com a participação de 1.800 empresas expositoras de 55 países, a previsão de atendimento de 90.000 profissionais de 130 países e a ocupação de mais de 58.000 metros quadrados de espaço expositivo.

No total serão 8 pavilhões - 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 do recinto de feiras IFEMA MADRID - que vão albergar a vasta gama de frutas e legumes que esta edição reúne, o que representa um aumento de ocupação de 38% em relação à última edição, além de superar os parâmetros pré-pandemia de 2019. Um crescimento que decorre também da incorporação de novas empresas, cujo peso supera 19% da participação total.

Alguns dados altamente positivos que evidenciam o crescente interesse do setor hortofrutícola em participar no maior centro de negócios do setor e o seu apoio à promoção da Fruit Attraction como alavanca fundamental para a internacionalização e ponto de encontro de todos os profissionais que integram toda a cadeia de suprimentos.

A grande potência da Espanha como líder mundial no mercado de frutas e hortaliças será sentida na participação nacional com a presença de praticamente todas as comunidades autônomas produtoras de frutas e hortaliças do país, confirmando a Fruit Attraction como uma ferramenta eficaz para gerar oportunidades de negócios e pelo acesso a novos mercados internacionais, justamente em um mês chave para o planejamento da campanha.

Em termos de impacto na participação internacional, nesta ocasião conta com a representação de 55 países, o que confirma a Fruit Attraction como o principal evento comercial para produção, comercialização e distribuição global. A poderosa participação europeia com a presença de empresas da França; Itália; Países Baixos; Reino Unido; Bélgica; Portugal; Polônia ou Alemanha, soma-se a entrada da participação agrupada da Sérvia, e de outros países como a Colômbia; Estados Unidos; Coréia; Peru; Pimenta; África do Sul ou Índia, e o aumento da participação da África, especialmente Quênia, Guiné e Costa do Marfim.

Programa Compradores - Um dos grandes objetivos da Fruit Attraction é oferecer uma plataforma de promoção e expansão internacional. Neste sentido, a IFEMA MADRID, com a colaboração do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação e ICEX, volta a fazer um investimento significativo no International Guest Program, que atrai a Madrid 700 compradores de 70 países, responsáveis ??de compras a retalho, importadores e atacadistas que trarão um dinamismo especial aos negócios da feira.

Soma-se a este programa o ´País Importador Convidado´, com os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Vietnã e Canadá como protagonistas desta edição. Com isso, a Fruit Attraction abrirá e promoverá um canal de relacionamento comercial com esses mercados, apoiado por um programa completo de mesas redondas, visitas guiadas à feira e sessões B2B.

Andaluzia, Região Convidada Fruit Attraction 2022 - Uma das novidades da Feira será a incorporação da figura da Região Convidada. Uma ação que estreia nesta edição com a Andaluzia, e que representa uma grande oportunidade e uma excelente oportunidade para promover a região como referência mundial de frutas e hortaliças.

Esta figura da Região Hóspede, que arranca em 2022, nasceu com o objetivo de se consolidar nos próximos anos, com o objetivo de reforçar a visibilidade das diferentes comunidades autónomas e, sobretudo, mostrar a diversidade da produção espanhola.

Nesta ocasião, a Andaluzia assumirá então um papel de destaque e visibilidade estratégica para a promoção a todo o mundo da riqueza frutícola de todas as suas províncias e da extraordinária qualidade das suas produções.

Áreas específicas - Nesta ocasião, para além das já conhecidas áreas Fresh Produce, que volta a ter a maior representatividade, com 70% da oferta, e Indústria Auxiliar, com 30%, Fresh Food Logistics, plataforma setorial da o serviço de logística, transporte e gestão da cadeia de frio de alimentos frescos, cujo espaço de exposição regista 100% de ocupação.

Com muito sucesso, a Fruit Attraction volta a apostar em soluções de transformação através da inovação, sustentabilidade e digitalização com a Smart Agro Area -produtos inovadores que aplicam a tecnologia da informação ao sector hortofrutícola-, e a Biotech Attraction - investigação e desenvolvimento tecnológico em agrobiologia/ biotecnologia vegetal. Da mesma forma, o Ecorganic Market, espaço exclusivo para comercialização e exportação de produtos orgânicos, continua ganhando força. Por seu lado, o morango terá um papel de destaque nesta edição com a área Fresh&Star.

Por outro lado, The Innovation Hub -no nexo dos pavilhões 8 e 10, com cerca de 50 produtos- e Foro Innova são as áreas dedicadas à inovação e desenvolvimento de negócios no setor. Nesta área, a feira volta a acolher os Innovation Hub Awards, que se tornaram um evento fundamental para apoiar o compromisso empresarial do setor com as suas habituais categorias -Fresh Produce; Indústria F&V e Ações de Sustentabilidade e Compromisso.

Centro de conhecimento do setor - O programa completo de conferências técnicas faz da Feira o grande centro de conhecimento do setor hortofrutícola, com sessões caracterizadas pela grande diversidade de conteúdos, bem como pelo alto nível dos participantes e palestrantes.

Entre as sessões, destacam-se algumas organizadas pela FEPEX, como "Linhas públicas de financiamento de despesas e investimentos em investigação e inovação no sector das frutas e produtos hortícolas", em colaboração com o Grupo FI, e "A nova PAC no sector das frutas e sector hortícola e hortícolas a partir de 2023", que se realizará na quarta-feira, 5 de outubro, à tarde, bem como o relativo ao "Novo Regulamento para a Utilização Sustentável de Produtos Fitossanitários: complexo, irrealista e com impacto direto na agricultura", na quinta-feira, 6 de outubro, pela manhã, em colaboração com a AEPLA.

Da mesma forma, a Fruit Attraction fará parte de outras conferências como o III Fresh Food Logistics Summit, bem como o Biofruit Congress, Biotech Attraction 2022: Biotecnologia e inovação para a agricultura do futuro, e o VI Grape Attraction Congress, entre outros.

É claro que o grande evento do setor incluirá a seção Factory Chef, que representa o espaço gastronômico dentro da Fruit Attraction com atraentes demonstrações e shows de culinária.

A feira será palco da premiação do vencedor do segundo Concurso de Podcast Fruit Attraction: histórias de #agroinspiração, em apoio a novos formatos de comunicação dentro do setor agroalimentar. Além disso, serão apresentados os XII Prêmios Jornalísticos APAE e Fruit Attraction, este último dedicado à mídia internacional de reconhecido prestígio no setor de frutas e hortaliças.

A Fruit Attraction 2022 vai voltar a contar com o apoio do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação na sua cerimónia de abertura, que será novamente presidida pelo Ministro Luís Planas.

A feira, organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX, realiza-se no recinto da feira de terça-feira 4 a quinta-feira 6 de outubro, das 9h30 às 19h00 e até às 17h00, o último dia.

Mais: https://www.ifema.es/en/fruit-attraction

 





Read more...