Eventos

Guia completo de como plantar uva em casa

Aprenda como cultivar uvas, e você apreciará o prazer surpreendente de colher uvas frescas fruto de todo seu trabalho e cuidado


Plantar videira em casa é um hobby que vem crescendo aqui nos Estados Unidos, bem como, no Brasil. No Facebook existe vários grupos de pessoas que são apaixonados por plantar uva e outras frutas em casa. Eu escrevi esse artigo à pedido de meus leitores que tinham dúvidas sobre o assunto. Se você tem alguma dúvida ou sugestão, por favor participe da conversa deixando o seu comentário no final do artigo.

Como plantar uva em casa - Quando eu era criança, lembro-me da minha avó comprando umas caixinhas de uva com sementes, que não tinha aparência muito atraente como as variedades que temos hoje, mas o sabor marcante daquelas uvas ainda estão presente em minha memória. Naquele tempo sempre tive curiosidade de como eu poderia plantar as sementes daquelas uvas, e ter minha própria videira, mas como antigamente eu não tinha nenhum acesso à informação como é possível hoje, assim, eu não consegui realizar meu sonho de plantar meu pé de uva em casa.

Saber cultivar uvas com sucesso significa selecionar a variedade certa para sua região. Videiras são capazes de  crescer em quase qualquer parte do país, mas você precisa escolher um que se adapte às suas condições locais da sua região.

Desde a criação deste blog eu tenho recebido muitos emails de leitores pedindo ajuda sobre como cuidar de suas videiras. Para orientar meus leitores e amigos, eu escrevi esse artigo para te ajudar como plantar e cuidar da sua videira. Nesse artigo, meu amigo e consultor Newton Matsumoto fez uma programação de adubação simples e completa para videiras cultivadas em casa ou em pequena escala. Nesse artigo você irá aprender sobre:

  • A adaptação da videira em vários tipos de climas
  • Conhecendo uma planta de uva
  • Escolhendo a variedade e o porta-enxerto
  • Como fazer mudas de videira
  • Escolha do local para plantio
  • Como plantar sua muda
  • Passo a passo de como plantar videiras em Vasos
  • Sistema de condução da planta (Latada, Espaldeira ou Trellis Y)
  • Irrigação e adubação da muda após plantio
  • Cuidados necessários com sua planta após o plantio
  • Como realizar a poda de formação e produção
  • Outras atividades importantes para o desenvolvimento da planta
  • Cuidados com as pragas e doenças da videira
  • Material necessário para cuidar de sua videira
  • Colheita

A adaptação em vários tipos de climas - A videira é uma planta rústica, e essa característica permite ampla adaptação em vários tipos de climas. Por exemplo, veja as foto abaixo, na foto 1a abaixo eu estava em um plantio de videira na cidade Victoria, estado de Minnesota - USA, uma área com temperaturas abaixo de zero e com neve durante aproximadamente 3 meses do ano. Já na imagem 1b, eu estava em um plantio comercial das Fazendas Labrunier na cidade de Petrolina-Pernambuco - Brazil, numa área de clima tropical (semiárido nordestino).

Como você pode observar nas fotos, a rusticidade da videira permite seu cultivo em vários cenários agro-climáticas, por isso, a presença de carros ou edifícios não será um fator limitante para a sobrevivência da videira em sua casa.

Conhecendo uma planta de uva - A videira pertence à família Vitaceae, e o gênero Vitis é o único que apresenta importância econômica, social e histórica, onde todas as videiras silvestres ou cultivadas pertencem a este gênero.

Estar familiarizado com os termos que são utilizados para identificar as partes da videira irá ajudar você a entender como cuidar melhor da sua videira durante a formação da planta, e especialmente, no momento da poda. A figura abaixo irá te ajudar a aprender os nomes das partes de uma videira. Lembre-se, a videira possui uma área foliar muito maior do que está demonstrado nesta figura.

Escolhendo a variedade e o porta-enxerto de uva

Variedade: Eu escrevi aqui no blog sobre novas cultivares de uva de mesa para o Vale do São Francisco e quais regiões estão começando a plantá-las. A escolha da variedade é muito importante, tanto para plantação comercial ou plantação em casa, e requer conhecer o clima  da sua região, pois o clima irá determinar quais as variedades que são mais adaptadas para a sua localidade.

Existem três tipos gerais de uvas: Americanas, Européias e Muscadines. As uvas americanas crescem melhor em climas quentes e ensolarados, como o clima da Califórnia e o Semiárido nordestino. Uvas européias são comuns na Europa e partes do norte dos EUA, e as uvas Muscadine são comumente encontrados no sul dos EUA. No Brasil, a Muscadine é utilizada apenas em programas de melhoramento genético da videira.

Dentro de cada tipo de videira, há várias espécies para escolher, onde a mesma espécie poderá variar em seus aspectos como cor, textura, tamanho e até mesmo o sabor. Alguns são doces e ideal para a mesa, outros são mais adequados para geléias, sucos e vinhos.  As uvas de vinho geralmente são de espécies européias. As principais variedades cultivadas no Brasil são: Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, Pinot Noir, Chardonnay, Tannat, Malbec, Nebbiolo, Carmenére, Sauvignon Blanc, Zinfandel, dentre outras.

Já para suco e geléias, as principais variedades cultivadas são: Concord, Bordô, Isabel, Brs Magna, Brs Cora, Violeta e Niágara Branca.

As variedade de uva de mesa são da espécie Vitis vinifera, sendo extremamente sensíveis a doenças fúngicas. Como o número de variedades dessa espécie cultivadas no Brasil é elevado, eu preparei uma planilha com importantes informações sobre cada variedade.

Clique aqui para baixar uma planilha com todas as principais variedades de uva de mesa que são cultivadas no Brasil e os porta-enxertos mais recomendado.

Além dessas variedades listadas, existem outras variedades cultivadas no Brasil que são patenteadas para cultivo, ou seja, você só pode plantar com uma permissão da empresa que desenvolveu ou possui a patente da variedade.

Porta-enxerto (cavalo): O uso de porta-enxerto, é realizado através da técnica muito antiga chamada de enxertia. O porta-enxerto nada mais é, que um tipo de videiras que são resistente as doenças do solo, geralmente, são espécie que não possuem boas características de fruto para consumo. Já a copa (variedade escolhida), são espécie que apresentam boas qualidade para consumo, seja em forma de vinhos, sucos ou in natura.

O processo de enxertia, envolve a combinação de duas variedades ou espécies diferentes para formar uma planta com novas características (porta-enxerto - parte que fica no solo + variedade copa-parte aérea da planta. A escolha do porta-enxerto é um fator determinante para a formação de sua planta, o mesmo deve apresentar resistência a filoxera e nematóides, adaptação ao meio ambiente, facilidade de propagação, ter afinidade satisfatória com as cultivares copa, sanidade e desenvolvimento, de acordo com o destino da produção. Para conhecer as melhores combinações de porta-enxertos e variedades você deve fazer testes, ou buscar informações sobre os porta-enxertos mais utilizados em sua região. *Publicamos mais este artigo, aqueles que tem sua pequena propriedade em casa, ou mesmo uma chácara e queiram cultivar sua uva e deixar seu tempo mais proveitoso durante a pandemia!! Artigo é extenso pela importância do tema e verá mais no site abaixo.

*Laise Moreira/Engenheira agrônoma/Mestre em horticultura irrigada - http://www.vittis.com.br
EMAIL: [email protected] - FACEBOOK: facebook.com/omundodasuvas

 

Comentários