Interpoma Tours 2024, melhores práticas em primeira mão
Cadeia da indústria da maçã se reúne na maior feira da fruta do mundo, em Bolzano/Itála em novembro
Serão nove visitas guiadas organizadas por ocasião da Interpoma, feira internacional do setor da maçã, que acontecerá na Fiera Bolzano de 21 a 23 de novembro. Os passeios serão realizados em inglês e permitirão que você descubra as últimas inovações tecnológicas aplicadas na produção de maçã no Tirol do Sul e no Trentino, referência mundial para este setor
Já está online o programa Interpoma Tours, as visitas guiadas a realidades da área relacionadas com a maçã, organizadas pela Fiera Bolzano durante os três dias da Interpoma, de 21 a 23 de novembro de 2024, única feira internacional totalmente dedicado ao mundo das maçãs.
Um total de nove eventos caracterizam o calendário do tour e serão distribuídos ao longo dos três dias: três na quinta-feira, 21 de novembro, cinco na sexta-feira, 22 de novembro e um no sábado, 23 de novembro. Para facilitar ao máximo a participação de um público diversificado e internacional, o guia de todos os passeios será conduzido em inglês.
"O objetivo é muito claro: queremos permitir que os nossos visitantes e a imprensa conheçam em primeira mão as grandes inovações introduzidas recentemente no setor. Mas não só, aproveitando a ocasião, promoveremos também o conhecimento da realidade produtiva avançada da zona, mostrando alguns dos sistemas de cultivo e processamento mais inovadores", explica Thomas Mur, diretor da Fiera Bolzano.
Passeio 1 | Não entre em pânico... é orgânico! Estratégias de produção e mercado de produtos biológicos - Este passeio inclui uma visita à empresa orgânica Franz Ladurner em Naturno e ao Centro de Embalagem Orgânica da cooperativa de frutas Juval em Castelbello (Val Venosta). A localização da quinta de Franz Ladurner é ideal para a agricultura biológica: ensolarada, ventosa, entre a floresta e o rio. Por outro lado, Juval é uma das sete cooperativas de frutas de Val Venosta, agrupadas dentro da VIP, e trabalha com toda a produção orgânica de Val Venosta.
Passeio 2 | Rumo ao pomar de macieiras do futuro: investigação e desenvolvimento relacionados com a macieira no Centro de Investigação de Laimburg - Ao visitar campos experimentais e o Pomar Digital Integrado de Laimburg (LIDO) com sistema de aplicação estacionário, serão apresentados os mais recentes desenvolvimentos em relação às atividades de experimentação de sistemas de cultivo. Por outro lado, uma visita ao armazém experimental permitirá conhecer o andamento das pesquisas na área de armazenamento refrigerado e biologia pós-colheita.
Passeio 3 | O futuro é hoje: alta tecnologia e novas visões para o cultivo - Este passeio fará uma primeira parada na frutaria de Manfred Ladurner e sua família em Coldrano, que compartilhará um exemplo de experimentação de variedades. A seguir, você passará para a cooperativa Texel (VIP) em Naturno, outra realidade tecnicamente avançada. Desde 2013 que dispõe de um armazém automático, que disponibiliza a qualquer momento todas as variedades armazenadas, organizadas por cor e tamanho, através de um sistema informático.
Passeio 4 | Palavra-chave "inovação": experimentação de variedades e destilação de gin de maçã - O passeio acontecerá na Fuji Società Agricola srl ????em Laives, uma empresa de frutas inovadora e aberta à experimentação que se caracteriza por uma ampla gama de variedades. Seguir-se-á uma visita com degustação à destilaria Roner em Termeno, onde será mostrado como se destila o Kiku Apple Gin, um London Dry Apple Gin produzido artesanalmente com maçãs Kiku.
Passeio 5 | As maçãs da zona. Do produtor à cooperativa - Durante este passeio serão visitadas duas realidades da região: uma cooperativa e uma empresa agrícola. A primeira parada será no grupo Grufrut de Bronzolo, uma das onze cooperativas do consórcio VOG. Fundada em 1968, após várias fusões com cooperativas da zona, conta hoje com cerca de 600 associados e um total de cerca de 1.500 hectares numa área que se estende de Bolzano a Salorno. A seguir, passaremos para a empresa integrada de frutas Klaus Pfeifer em Laives. Há cinco anos, Klaus trabalha intensamente com sistemas de treinamento multieixos e cultiva as variedades Gala, Kanzi, Granny Smith, Giga e Pink Lady.
Passeio 6 | Micro e macro. Comparação de dois modelos de gestão familiar - Começará pela empresa integrada de frutas Michael Komiss em Bolzano, onde, além do cultivo de diversas variedades de macieiras de acordo com o protocolo de produção integrada, também é realizada a venda direta de chips de maçã obtidos a partir dos próprios frutos. A segunda paragem será uma visita a outra realidade familiar perto de Vilpiano: a lota de frutas EGMA e Fructus, pertencentes a uma única família. Entre agosto e outubro, são vendidas na sede do leilão mais de 30 mil toneladas de frutas, de quase 300 produtores. Mesmo ao lado ficam os departamentos de produção da Fructus, cuja fama na Europa está ligada à produção de maçãs e peras cozidas e pasteurizadas, bem como de fruta congelada.
Passeio 7 | Excelência não é nada sem técnica. Pulverizadores e irrigação - A primeira parada neste caso será no centro de inspeção de pulverizadores em Lana, administrado pelo Centro Consultivo de Fruticultura do Tirol do Sul. Durante a visita, os participantes descobrirão como é medida a vazão dos bicos e como é feita a inspeção dos pulverizadores. A empresa integrada de frutas Thomas Gruber seguirá então na Postal, uma realidade que reflete perfeitamente a produção de maçã no Tirol do Sul. Nos últimos anos, Thomas Gruber tem-se concentrado em vários aspectos relacionados com a sustentabilidade, tanto do ponto de vista da utilização de água como da poupança de energia.
Passeio 8-9 | Células subterrâneas de Melinda: a casa escondida das maçãs - Na mina do Rio Maggiore, nas cavidades criadas pela atividade extrativa da rocha dolomítica, o duplo passeio levará os participantes a conhecer a primeira e única instalação do mundo para conservação refrigerada de frutas em ambiente subterrâneo e sob condições de atmosfera controlada, em. uma temperatura constante em todas as estações do ano. Este é um verdadeiro refrigerador natural escondido nas Dolomitas, que respeita o meio ambiente e mantém intacta a qualidade das maçãs.
Os passeios têm capacidade limitada; É necessário reservar e comprar ingressos em: https://www.fierabolzano.it/en/interpoma/interpoma-tours .
Até 31 de agosto é também possível adquirir online bilhetes para participação no Congresso Interpoma com a tarifa preferencial Early Bird de 62 euros.
*Mais informações: Michela Dongi e Doralinda D'Auria/Assessoria de Imprensa da Interpoma a/c Fruitecom - E. [email protected] | [email protected]
M. +39 348-4074079 | +39 337 1212782 - www.fruitecom.it