Eventos

Irrigação digital é para todos?

No quesito irrigação, as tecnologias 4.0 garantem melhor gestão da água, insumos, energia elétrica, mão de obra


Especialista em irrigação por gotejamento, a Netafim destaca os benefícios do sistema para a produção de alimentos

O agronegócio no Brasil tem vivido uma ampla e profunda transformação nas últimas décadas. O produtor rural está cada vez mais conectado à tecnologia da informação e ao universo da agricultura 4.0, incorporando novos sistemas e mudando o modo de gerenciar os rumos do seu negócio. Até as pequenas e médias propriedades rurais estão se distanciando dos velhos estereótipos, em busca de modernização e agricultura de precisão.

As inovações do campo - antes a cargo apenas dos grandes produtores, com poder de investimento - mostraram que seus benefícios podem garantir melhores resultados, e potencializar a rentabilidade da atividade.

O aumento da produtividade aparece como a principal vantagem quando o produtor adota técnicas de precisão. Mas, indo além da produtividade, os sistemas de gestão agrícola automatizada podem modernizar, simplificar e otimizar a vida do produtor.

No quesito irrigação, as tecnologias 4.0 garantem melhor gestão da água, insumos, energia elétrica, mão de obra, além de atender à necessidade primária dos agricultores: melhor a produtividade e qualidade dos cultivos.

Pioneira no setor, a multinacional israelense Netafim, tem ajudado produtores em todos o mundo a otimizar seus recursos e ter safras mais produtivas. Empregando o sistema de gotejamento em seus projetos, a Companhia aposta na produção sustentável para vencer o desafio da segurança alimentar.

"A Netafim nasceu em Israel na necessidade de produzir no deserto. A técnica ganhou o mundo e tem atendimento agricultores de todos os portes, trazendo proteção contra adversidades climáticas e sustentabilidade na aplicação dos recursos da fazenda", destaca o Diretor de Marketing, Carlos Sanches.

Mas, a empresa quis ir além. Entrando de vez na era digital, a Netafim, desenvolveu o primeiro sistema de irrigação com cérebro, que visa trazer mais precisão nas aplicações e melhores resultados em termos de produtividade, qualidade e otimização dos meios necessários para produção.

O NetBeat, software que reúne todas as funções de automatização, controle e análise de dados, permite acompanhar os processos de irrigação dentro da propriedade rural, em tempo real. A ferramenta, disponibiliza informações de clima, previsão do tempo estendida e condições do solo e plantas, que vão ajudar na elaboração das análises e recomendações técnicas.

Com base nos dados captados pelos sensores e os modelos de cultivo dinâmicos disponíveis na nuvem, a tecnologia de inteligência artificial cruza essas informações para oferecer sugestões de quando, onde e quanto irrigar.

"O propósito desse modelo de irrigação inteligente é ser o mais preciso possível, possibilitando a gestão do sistema nos momentos certos. Por isso, os projetos são divididos por talhões e as análises baseadas em cada uma das regiões, com isso, se apenas uma parte da lavoura está com déficit de água ou nutrientes, o agricultor não precisa irrigar toda a lavoura, apenas a região específica", explica o Gerente de Digital Farming, Bruno Toniello.

Outra vantagem do sistema é poder acompanhar e agendar os programas de irrigação de forma prática, rápida e dinâmica. Com apenas alguns cliques, o assistente virtual guia o usuário no passo a passo para criação de novos programas de irrigação, e a visualização em forma de calendário ajuda na identificação rápida de todos os programas projetados para os próximos dias.

Combinado ao sistema de irrigação por gotejamento, a tecnologia permite otimizar a utilização de água e se aplica também a outras necessidades, como energia elétrica e insumos, que só são acionados de acordo com as necessidades das plantas.

O objetivo da Companhia é, no futuro próximo, receber dados externos de outras nuvens para ampliar o serviço da plataforma, oferecendo por exemplo, imagens de satélite e recomendações de nutrição.

Com melhor gestão dos recursos e ganhos significativos de produtividade, a tecnologia é recomendada para todos os perfis de propriedade rural, pois colabora com o desenvolvimento sustentável da atividade e garante maior retorno financeiro ao produtor.

Sobre a Netafim - Fundada há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Companhia oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio 15 unidades produtivas, milhares de distribuidores e mais de 4.000 funcionários. O portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação inteligente e digital farming, visa contribuir com a produtividade da água na agricultura, oferecer a melhor experiência ao produtor e alavancar o mercado de irrigação no país.

Informações para Imprensa: Alfapress Comunicações - Larissa Albuquerque (19) 2136-3504 - [email protected]

Comments