A região do Vale do São Francisco, situada no Semiárido nordestino, é a grande responsável pelos números expressivos da produção da manga nacional, responsável por 86% de toda produção de manga do Brasil em 2020, o número total foi de 163.758 toneladas.
Os maiores produtores mundiais de manga são Índia, China, Tailândia, Indonésia, Paquistão, México e Brasil. Cerca de 180 mil toneladas da produção nacional são destinadas ao mercado externo, colocando o país na posição de quarto maior exportador de manga do mundo.
As principais variedades produzidas são Tommy Atkins, Haden, Keitt, Kent e Palmer preferidas pelo mercado internacional. Enquanto isso, para o mercado interno, a manga Rosa e Espada são as preferidas.
Curiosidade: É uma fruta indiana trazida pelos portugueses. Os portugueses trouxeram a manga da Índia, a fruta foi levada para o leste da Ásia entre 400 e 500 a.C., já no século XV para as Filipinas e no século XVI para África. No Brasil a manga chegou no século XVII por meio dos colonizadores portugueses.
No início do século XX, para agradar ainda mais os consumidores, que buscavam por sabores e aromas mais suaves, novas variedades de manga foram desenvolvidas. Esse processo ocorreu a partir do cruzamento de diversas mangueiras originárias da Índia com a de outras regiões da Ásia.
Vitor Camacho, coordenador do Projeto Meios - uma organização de divulgação científica e consultoria. Atuamos no compartilhamento de dados, informações e opiniões, utilizando dos recursos digitais mais atuais e muitos mapas (geotecnologias). Nosso contato é projetomeios@gmail.com e mídias sociais: @projetomeios (Facebook e Instagram)