Eventos

Pesquisador da Epamig ensina método para tratar das videiras no inverno

Após realizado o tratamento nos meses de maio e junho, se inicia a poda de inverno


As frutíferas de clima temperado demandam mais atenção durante os meses de maio e junho. Durante esse período, o produtor precisa estar atento para inativar focos de doenças do ciclo anterior e dar início a um novo ciclo com plantas mais sadias. Por esse motivo, pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), já se organizam para colocar em prática o tratamento de inverno nas videiras do Campo Experimental Risoleta Neves, localizado no município de São João Del Rei.

Realizado durante o período de dormência das videiras, o tratamento consiste na aplicação de uma calda sulfocálcica à base de enxofre agrícola. A calda tem a função de reduzir a população de ácaros e cochonilhas hospedadas nas cascas das plantas, além de diminuir as fontes de inóculos de doenças causadas por fungos, como o míldio, oídio e outros. Com baixo custo, o preparo da calda pode ser feito na propriedade ou adquirida no mercado. Mas, para isso, é importante estar atento ao período de realização.

"Esse período vai da primeira quinzena de maio até o final da segunda quinzena de junho. É importante destacar que uma única aplicação da calda já é suficiente. A prática é considerada simples e de extrema importância para a fitossanidade das plantas", afirma o pesquisador da Epamig, Paulo Norberto.

Como preparar - A imagem a seguir ensina o passo a passo para preparo da calda. Paulo Norberto explica que são necessários 25 quilos de enxofre e 12,5 quilos de cal para 100 litros de água.  Após realizado o tratamento nos meses de maio e junho, se inicia a poda de inverno, que deve ser realizada até o final do mês de julho, para que, então, uvas saudáveis sejam colhidas no fim do ano. A ação vale para espécies de videiras em geral e demais frutíferas de clima temperado. *Sec. de Agricultura de MG

https://www.youtube.com/watch?time_continue=13&v=ZGKLT8k9suE&feature=emb_logo

 

Comments

SEE ALSO ...