Eventos

Pesquisadores australianos criam banana Cavendish transgênica resistente a TR4

A doença do Panamá se espalhou pelo mundo, provavelmente transmitida ilegalmente por plantas em seu solo


Uma equipe da Universidade de Queensland está dando o próximo passo em sua busca por uma banana que resista ao flagelo global da doença do Panamá, informou o site The Land.  Liderados pelo professor James Dale, eles já produziram um Cavendish geneticamente modificado que pode lidar com TR4, a pior manifestação de doença fúngica transmitida pelo solo.

Seu trabalho chamou a atenção da empresa americana Fresh Del Monte, que agora investiu dinheiro em pesquisas para levar sua resistência a outro nível, desta vez modificando o código de DNA de uma banana comum com alguns pequenos recortes de genes, usando o uso da CRISPR.

"Embora nosso sucesso no desenvolvimento de uma linha Cavendish geneticamente modificada resistente a doenças seja uma conquista global, este financiamento nos permitirá desenvolver a próxima geração de bananas Cavendish resistentes a TR4", explicou o professor Dale.

O pesquisador indicou que testes de campo mostraram alta expressão de um gene derivado de banana silvestre que conferia resistência à doença TR4. "Embora (este gene) também esteja presente em Cavendish, ele não é expresso." 

A doença do Panamá se espalhou pelo mundo, provavelmente transmitida ilegalmente por plantas em seu solo. Nas Filipinas, a doença causou problemas generalizados com a produção. Partes do Oriente Médio, Israel, Jordânia e Moçambique estão infectadas.

Mais recentemente, em 2019, a doença foi detectada pela primeira vez na Colômbia. A América do Sul como região produz 85% das bananas para exportação. *PortalFruticola

 

 

Comentários