Eventos

Sexta-feira, 26 de novembro, Dia mundial da Oliveira

O azeite de oliva e azeitonas de mesa são uma fonte comprovada de nutrição e ingredientes essenciais na dieta mediterrânea


Hoje, dia 26 de novembro, se celebra o Dia Mundial da Oliveira, declarado pelo Conselho Internacional do Azeite. Com este pretexto, vamos desvendar algumas curiosidades sobre o azeite de oliva.

O azeite de oliva e azeitonas de mesa são uma fonte comprovada de nutrição e ingredientes essenciais na dieta mediterrânea. Oferecem uma grande variedade de aromas e sabores e realçam uma cozinha única que já desperta o interesse de muitos brasileiros. A capacidade de suas múltiplas propriedades saudáveis e nutricionais que contribuem na prevenção de algumas doenças, já amplamente reconhecida.

Qual a diferença entre os óleos vegetais? - O azeite extravirgem é reconhecido pelo FDA - Food and Drug Administration - como um alimento com características funcionais que, pela presença de antioxidantes, fortalece o sistema imunológico quando faz parte da dieta do indivíduo.

Enquanto os outros óleos são produzidos a partir das sementes, o azeite é o único óleo extraído da fruta (azeitona), possui gordura monoinsaturada, vitaminas, antioxidantes e minerais, além de ser fonte de vitamina E.

É rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a elevar o HDL (colesterol "bom") e a reduzir o LDL (colesterol "ruim"). Cerca de 20% das calorias diárias consumidas por uma pessoa devem vir da gordura monoinsaturada, 10%, da poliinsaturada e até 7%, da saturada.

No caso de diabetes, a substituição de gordura saturada e do carboidrato pelo azeite de oliva (gordura monoinsaturada) melhora a resistência à insulina e consequentemente contribui com a diminuição a glicemia do diabético.

O azeite e as frituras - Existe um mito que o azeite de oliva vira gordura saturada (ruim) se usado na fritura. O azeite de oliva é a gordura vegetal que mais resiste às altas temperaturas sem se degradar, portanto o mesmo de ser utilizado em substituição a outras gorduras porque:

?          Mais estável das gorduras vegetais;

?          Não produz reações tóxicas quando submetido a fritura, assadura ou cozimento;

?          Ao fritar, forma uma capa fina e consistente ao redor do alimento, impedido a saída dos nutrientes e a entrada da gordura.

O azeite engorda? - O azeite de oliva é uma gordura é monoinsaturada - um tipo de gordura que é benéfica à saúde. Diferente da manteiga, que é uma gordura saturada. É mais saudável utilizar azeite no lugar da manteiga ou de outros óleos vegetais para cozinhar alguns alimentos.

Apesar do azeite de oliva ser uma gordura extremamente saudável, deve ser consumido moderadamente, pois em demasia contribuirá com o aumento de peso dos consumidores.

Sobre a OLIVA - A Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira - OLIVA foi fundada em 2001. Uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, congregando produtores, importadores, distribuidores, comerciantes e entidades interessadas no desenvolvimento da categoria no Brasil.

Somos associados ao COI - Conselho Oleícola Internacional, órgão subordinado à Organização das Nações Unidas - ONU. Fundado em 1956 e sediado em Madrid, na Espanha, está encarregado de gerir o Convênio Internacional de Azeite de Oliva, onde são formuladas as grandes linhas de ação destinadas à manutenção e desenvolvimento da oleicultura mundial, além de medidas normativas para preservar a autenticidade do produto.

Através de atividades como palestras, workshops, campanhas, divulgações nas nossas plataformas digitais e etc., visamos a preservação e a autenticidade deste alimento tão rico, onde buscamos sempre trabalhar as informações relevantes que convergem com nossos objetivos que são:

·       Congregar empresas e entidades ligadas à produção e comercialização de azeite de oliva no Brasil;

·       Implementar programa de controle da pureza dos azeites de oliva no Brasil;

·       Divulgar o azeite de oliva e seus benefícios nutricionais;

·       Colaborar com o Poder Público;

·       Preservar a imagem do azeite de oliva junto dos consumidores;

·       Combater a fraude e a falsificação do azeite de oliva no Brasil.

Mais: http://www.oliva.org.br/ e https://www.internationaloliveoil.org/

*Contatos da assessoria: Telefone: 11.2776-1920 - e-mail: [email protected]

 

 

 

 

Comentários