Eventos

Software que ajuda a controlar pragas do mamoeiro é apresentado em webinar

Embrapa Mandioca e Fruticultura vai apresentar webinar sobre o monitoramento de pragas e doenças do mamoeiro


Nesta quinta-feira (17/9), das 9h às 11h, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) vai apresentar, no canal da Embrapa no YouTube, webinar sobre o monitoramento de pragas e doenças do mamoeiro com foco no uso do Sistema Integrado de Monitoramento de Pragas do Mamão (SimpMamão). O evento virtual vai ser apresentado pelo fitopatologista Hermes Peixoto Santos Filho (pesquisador aposentado), pelo pesquisador Nilton F. Sanches e pelo analista de sistemas Luciano Vidal Pontes, do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). A moderação do evento será feita pela pesquisadora Arlene Oliveira, lotada no campo avançado da Embrapa no extremo-sul da Bahia, maior região produtora de mamão do país.

Os pesquisadores vão falar sobre o controle das duas pragas mais comuns da cultura do mamoeiro - a varíola ou pinta-preta, causada por Asperisporium caricae, e o ácaro-rajado (Tetranychus urticae) - e sobre a metodologia de monitoramento de pragas do mamão.

Já o analista Luciano Pontes vai mostrar como se usar o SimpMamão, primeira solução da Embrapa Mandioca e Fruticultura na área conhecida como agricultura digital, digital farming ou agricultura 4.0. O SimpMamão pode ser usado em celulares e tablets diretamente no campo, mesmo sem acesso à internet. O produtor preenche as planilhas digitais com várias informações sobre a lavoura, como número de insetos encontrados e quantidade de frutos, entre outras e, após a sincronização desses dados com o sistema na internet, o SimpMamão analisa e apresenta recomendações de pulverização ou não da plantação.

O software permite o cadastro de dois perfis de usuário - administrador da propriedade e pragueiro - que devem ser cadastrados com e-mail e senhas diferentes. No perfil de administrador, o usuário poderá cadastrar e gerir o monitoramento e o controle de pragas da propriedade e dos talhões, e também relacionar seus pragueiros.

O SimpMamão é um dos resultados do projeto "Desenvolvimento de tecnologias pré e pós-colheita para redução de resíduos de agrotóxicos em mamão", apelidado de SaúdeMamão, liderado pela pesquisadora Fabiana Sasaki, e pode ser baixado aqui.

Serviço:

Evento: "Monitoramento de pragas do mamão: aplicativo para uso"

Data: 17/9/2020 às 9h

Palestrantes: Hermes Peixoto, Nilton F. Sanches e Luciano Pontes

Link direto: https://youtu.be/AER2pGyA188

Comments