XXIX CBF de Campinas, encerra com visitas técnicas no Circuito das Frutas em São Paulo e novas tecnologias à Fruticultura
Com mais de 600 trabalhos científicos apresentados pelos congressistas, o próximo evento será em 2027 em Petrolina/PE no Vale do São Francisco
Promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF - fruticultura.org - #CBFruti2025) a finalização do XXIX Congresso Brasileiro de Fruticultura em Campinas/SP, reuniu a cadeia científica da fruticultura brasileira, palestrantes nacionais e internacionais, empresas patrocinadoras, produtores de frutas, técnicos e profissionais do setor de HF e concluiu com a realização do X Prunux Sem Frontera em Jarinu, passando por Valinhos na empresa Campal Frutas e Legumes Ltda, produtora e exportadora de figo, goiaba, carambola, atemoía e pêssego; na vinícola Micheletto em Louveira e visita técnica ao Centro de Citricultura Sylvio Moreira e o IAC em Cordeirópolis, com pesquisas em citros.
Circuito das Frutas - Formado pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, o Circuito das Frutas se destaca pelo turismo rural, valorizando as propriedades locais e o histórico de produção de frutas da região.
A área é reconhecida nacionalmente pelos diversos eventos temáticos anualmente realizados, como as Festas da Uva, do Morango, do Caqui, da Goiaba e do Figo, que celebram a produção e homenageiam os produtores rurais.
Prunux Sem Frontera em Jarinu/SP - Nesta semana, foi realizado o XXIX Congresso de Fruticultura e o X Encontro PRUNUS SEM FRONTERA em Campinas e Jarinu, onde à Associação Hortifrutiflores de Jarinu participou e ajudou na organização.
Nesse evento foram discutidos as dificuldades da produção de pêssego com a participação de produtores e pesquisadores de toda América Latina, Espanha e Angola.
Os pontos altos do evento, foram as discussões do "pomar do futuro" para enfrentar os desafios climáticos e de mão de obra para a produção de pêssego e também a explanação do case de sucesso da fruticultura Parise na produção em sistema de paredão frutal do pessegueiro e exportação de pêssegos e outras frutas.
"Tivemos muitas palestras técnicas e um dia de campo com a participação de mais de 150 produtores da cidade de Jarinu e região, onde rendemos homenagens a Dra. Maria do Carmo Bassols Raseira, que neste ano se aposentou da EMBRAPA", destacaou Cassiano Contesini de Jarinu/SP.
A Dra. Maria do Carmo Bassols Raseira foi responsável pelo grande salto de qualidade que tivemos na produção de pêssego com suas pesquisas e desenvolvendo novas variedades de pêssego.
A realização do evento foi feita pela Holantec dos consultores frutícolas Lourenço e Elcia Nyssen, o grupo de pesquisadores do Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia em parceria com a Associação Hortifrutiflores de Jarinu.
Agradecemos aos patrocinadores @greenhas Sicred @tera fértil e HBN seguros do nosso amigo Ney. *Texto e Fotos: Cassiano Contesini
O próximo PRUNUS SEM FRONTERA será em 2027 em Mendonza/Argentina.
Congressistas do XXIX CBF de Campinas, visitando a empresa Campal em Valinhos/SP
Congressistas do XXIX CBF de Campinas, visitando a vinícola Micheletto em Louveira/SP
Presidente do XXIX CBF de Campinas 2025, o Dr. professor e pesquisador Aloisio Costa Sampaio
O jornalista Lauro Goimes da RF e o pesquisador e Dr. Aires Ventura do Incaper do Espírito Santo no XXIX CBF em Campinas/SP
O jornalista Lauro Gomes e esposa Salete Geraldo da RF visitando clientes expositores no XIX CBF em Campinas/SP
Da esq. para direita: 6° na foto, presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), pesquisador e Dr. Henrique Belmonte Petry da Epagri de SC, recebendo homenagem no XIX CBF em Campinas/SP
Visita dos congressistas do XXIX CBF de Campinas/SP, no maior centro de pesquisa de citros da América Latina, em Cordeirópolis/SP
Abertura oficial do XXIX Congresso Brasileiro de Fruticultura em Campinas/SP - 04 de agosto de 2025
Kolecti apresenta novas tecnologias no XXIX CBF e Dia de Campo em videiras e pomar de abacates/ Green Atlas: A tecnologia que está revolucionando o gerenciamento da propriedade, uma demonstração na cultura da videira e do avocado. - Na última semana, produtores, técnicos e pesquisadores se reuniram para dois dias de campo que destacou o papel da tecnologia na fruticultura de precisão. No dia 08/08 em Louveira/SP na propriedade Vinhos Micheletto com foco na cultura da videira e dia 11/08 em Arealva/SP na empresa Hass Brasil com foco na cultura do avocado.
Dias de campo com demonstração da tecnologia Green Atlas em Louveira/SP e Arealva/SP - Fotos: Kolecti
Em ambos os dias de campo, o Green Atlas, foi o protagonista, um equipamento de ponta que vem transformando o monitoramento e a tomada de decisão na propriedade, levando em consideração características que influenciam na produtividade e na fisiologia da planta.
Green Atlas em demonstração no Dia de Campo focado para cultura da videira
Em Louveira/SP, o dia de campo foi realizado em parceria com o XXIX Congresso Brasileiro de Fruticultura. Daniel Micheletto, proprietário da vinícola, foi quem recebeu os participantes, demonstrou a safra de inverno que estava prestes a ser colhida e nesta mesma área foi realizado o escaneamento com a tecnologia Green Atlas que deram origem aos mapas e também apresentados no Dia de Campo.
Comparação dos mapas gerados pela tecnologia Green Atlas e google maps
A propriedade é referência em utilização de tecnologia na região. "Uma opção de gerenciamento a mais que vem ser oportuno com que nós estamos demandando, essa leitura do vinhedo, é uma informação importante para o dia a dia da vinícola", relata Daniel.
Já em Arealva/SP o dia de campo foi realizado em parceria com a empresa Hass Brasil, a associação Abacates do Brasil e o professor Aloisio Sampaio da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A cultura do avocado estava na florada e além da tecnologia Green Atlas, que neste caso foi utilizada para monitoramento de florada, também foram demonstrados os trabalhos com polinização suplementar desenvolvidos pela Kolecti, desde coleta da flor, passando pelo beneficiamento até a polinização que pode ser terrestre, aérea ou localizada.
Equipe da Kolecti no XXIX CBF 2025 em Campinas/SP: Julio, Vitor, Andreza e Juliana, apresentaram as novas tecnologias de gerenciamento de pomares e videiras aos produtores e congressistas no evento
"São duas atividades muito importantes, um com relação ao pegamento da florada e outra em relação a estimativa de safra. O Green Atlas é um grande passo para a fruticultura de precisão. Com dados mais confiáveis, conseguimos planejar de forma inteligente, reduzir desperdícios e aumentar a qualidade final do produto", destacou o professor Aloisio, um dos organizadores do evento.
Durante as demonstrações, os participantes puderam acompanhar, em tempo real, a coleta de dados realizada pela tecnologia Green Atlas, que utiliza sensores e câmeras de alta resolução para mapear a distribuição de flores e frutos nas plantas. Essas informações permitem identificar variações nas plantas, ajustar a nutrição, otimizar podas e direcionar intervenções de forma mais assertiva, economizando recursos e aumentando a produtividade.
Leia também: Tecnologia Green Atlas é apresentada à ABPM com resultados promissores em sistemas de produção de maçã - Mais do que gerar dados, o Cartographer se destaca por traduzir essas informações em ações práticas. A plataforma fornece insumos valiosos à tomada de decisão no campo, permitindo uma gestão mais técnica e sustentável - https://revistadafruta.com.br/noticias-do-pomar/tecnologia-green-atlas-e-apresentada-a-abpm-com-resultados-promissores-em-sistemas-de-producao-de-maca,456350.jhtml
Os dias de campo também contaram com rodas de conversa, troca de experiências e apresentações sobre o futuro da agricultura de precisão, reforçando a importância da adoção de tecnologias que aliam na produção com sustentabilidade, rentabilidade e inovação.
Ao final, ficou evidente para os participantes que a integração entre conhecimento técnico e ferramentas de alta precisão, como a polinização suplementar e o Green Atlas, são caminhos sem volta para quem busca eficiência na produção de frutas de valor agregado.
Acervo digital
Artigos Técnicos
Anunciantes
Eventos
Notícias do Pomar
Tecnologia
Vídeos