Notícias do Pomar

Calendário de poda de fruteiras: saiba o que podar e quando

Um dos motivos pelos quais se realiza a poda em verde é a correção de algumas ações erradas na poda de inverno


A poda de fruteiras é uma prática cultural agrícola de extrema importância que consiste na supressão/eliminação dos ramos das fruteiras de forma a que estas adquiram uma determinada forma ou produção pretendida. Neste artigo, vai descobrir qual o calendário de poda de fruteiras, sendo dessa forma mais fazer saber o que podar e quando.

Poda de fruteiras: porquê? A poda de fruteiras é realizada tendo em conta a concretização de certos objetivos, entre os quais o controlo do seu porte e forma.

Mas todas as árvores de fruto necessitam de ser podadas?

Sim. Todas as árvores de fruto ao longo da sua vida necessitam de serem podadas e o objetivo com que esta prática é feita varia consoante as necessidades específicas e a fase do ciclo cultural onde se encontram.

Quando fazer a poda das fruteiras? Destaco 4 tipos de poda de fruteiras: (1) poda de formação, (2) poda em verde, (3) poda de rejuvenescimento e poda de limpeza.

Estes tipos de poda devem ser realizados em momentos distintos do ciclo de vida das fruteiras.

Poda de formação - A poda de formação é realizada nos primeiros anos de vida da fruteira (até aos 4 anos) e é realizada com o principal objetivo de manter a sua estrutura equilibrada e saudável de forma a permitir que esta se desenvolva corretamente e garanta boas produções e ajude a facilitar todas as tarefas inerentes.

Poda em verde - Um dos motivos pelos quais se realiza a poda em verde é a correção de algumas ações erradas na poda de inverno tais como: ramos que estejam mal inseridos, ramos doentes, ramos ladrões, entre outros. Um outro objetivo da realização da poda em verde é também o incremente da qualidade da produção de forma a aumentar a rentabilidade.

Se quer melhorar a cicatrização das feridas das fruteiras, estimular o seu crescimento, produzir frutos de forma orientada e diminuir as pragas e doenças das árvores de frutos, a poda em verde pode ser um procedimento agrícola bastante vantajoso.

Se as suas árvores de fruto estão em plena produção, a poda deve ser o mais ligeira possível dado que esta operação estimula o crescimento vegetativo, dificulta o crescimento do vigor das fruteiras e interfere com a produção das árvores do fruto.

Saiba quando fazer a poda em verde das seguintes fruteiras:

Macieira: a poda em verde deve ser feita após o vingamento das pequenas maçãs quando pelo menos metade dos frutos vingados tiverem o tamanho de 1 azeitona.

Pereira: a poda em verde deve ser feita após o vingamento das pequenas peras quando pelo menos metade dos frutos vingados tiverem o tamanho de 1 azeitona.

Figueira: a poda em verde nas figueiras ocorre normalmente em finais de Maio.

Kiwi: a poda em verde no kiwi ocorrer normalmente de maio a julho, entre os estados fenológicos I e J.

Se quer saber mais sobre os restantes tipos de poda de fruteiras clique aqui.

Quando fazer a poda de fruteiras? - Setembro: este mês é o ideal para fazer uma limpeza e poda superficial das suas fruteiras.

Outubro: mês ideal para podar as árvores de fruto mais resistentes ao frio.

Novembro: efetuar as podas nos pomares na fase de minguante da Lua.

Dezembro: -

Janeiro: faça a poda nas figueiras, diospireiros e macieiras, também no Minguante.

 Já ouviu falar do provérbio "Poda-me em Janeiro, empa-me em Março e verás o que te faço"

Fevereiro: continuar as podas, excepto dos morangueiros e damasqueiros.

Março: oliveiras e outras árvores de fruto, no minguante. Para cortes mais profundos das oliveiras, faça-o em abril.

Árvores de frutos como limoeiros, laranjeiras, tangerineiras deve ser feita antes da rebentação, sensivelmente 1 mês após a colheita.

Prunóideas - a poda de inverno das prunoídeas (pessegueiros, ameixeiras e outras fruteiras de caroço) em geral faz-se após a queda das folhas e antes da fase de abrolhamento, ou seja, entre os meses de novembro e janeiro. 

Pomóideas - a poda de inverno das fruteiras como macieira, pereira e outras espécies de pevide também deve ser efetuada após a queda e antes do abrolhamento, mas ligeiramente mais tardia que a das prunoídeas, correspondendo o período de poda entre janeiro a março.

Cerejeira- a poda das cerejeiras pode ser efetuada tanto antes do abrolhamento ou depois da colheita, dado que esta fruteira tem dificuldade em cicatrizar os cortes que são efetuados nesta operação. É nas duas fases anteriormente indicadas que se verifica um maior fluxo de seiva o que ajuda no processo de cicatrização. As cerejeiras devem ser podadas de 1 a 2 meses após a colheita. *ACiênciaagricola

 

Comments

SEE ALSO ...