Notícias do Pomar

Consórcio italiano VOG aumenta produção da maçã orgânica

Apesar das geadas da primavera e do crescimento da produção europeia, prevê-se uma temporada de vendas bastante equilibrada


Ligeira redução das quantidades (-4%) e colheita cerca de 7 dias depois. Essas são as expectativas do Consórcio VOG de Terlano (Bolzano) para a colheita da safra 2021/2022, que começou em meados de agosto com o início da colheita das maçãs Gala.

"A safra européia para a temporada que acabou de terminar era relativamente pequena, então as condições eram favoráveis ??para que descartássemos nosso produto em uma taxa uniforme ao longo do ano" , explicou Klaus Hölzl , gerente de vendas da VOG. "Tivemos que contar com a Covid novamente este ano, mas seus efeitos foram menos dramáticos do que em 2019-2020, enquanto no mercado fora da UE tivemos que superar dificuldades como a baixa disponibilidade de contêineres, o fechamento do Canal de Suez e , por último, mas não menos importante, Brexit no Reino Unido."

No início da safra 2021/2022, a VOG espera uma ligeira redução em sua safra, prevista para aprox. 500.000 toneladas este ano. Os tamanhos serão menores do que na temporada passada, durante a qual as frutas foram, no entanto, maiores do que a média.

Em toda a Europa, a previsão é de um aumento total da produção de 10% em relação ao ano passado. "A colheita também será uma média de uma semana depois, e os tamanhos dos frutos serão menores, em toda a Europa. A produção será maior, mas ainda bem abaixo das safras recordes de 2018", comentou o Hölzl. "Além disso, uma vez deduzido o produto destinado ao uso industrial, a quantidade disponível para o mercado de frutas frescas provavelmente será semelhante à do ano passado, e isso aponta para uma temporada de vendas bastante equilibrada."

Em termos de variedades, a safra VOG incluirá boas quantidades de Royal Gala, Golden Delicious e Fuji, e acima de tudo o crescimento das maçãs Club envyTM, yello® e Kanzi®, continua. Paralelamente, a temporada verá as primeiras quantidades comerciais das três novas maçãs lançadas este ano - RedPop®, Giga® e Cosmic Crisp® - e o crescimento na produção das maçãs das marcas Joya® e Crimson Snow®, já presentes no mercado .

A tendência de aumento dessas novas variedades confirma que o programa de inovação varietal do Consórcio está indo bem. Como explica o CEO da VOG, Walter Pardatscher : "Nosso plano ambicioso para expandir nossa variedade com variedades inovadoras feitas sob medida para as demandas de novos consumidores tem como objetivo oferecer a maçã certa para todas as necessidades e gostos. Tudo isso só é possível graças aos nossos inovadores e apaixonados produtores ".

As perspectivas para a próxima safra também são positivas para a produção orgânica. A boa qualidade é confirmada para as maçãs orgânicas Royal Gala, embora os tamanhos sejam menores e os rendimentos sejam menores devido às geadas da primavera. Como resultado do aumento na área plantada do pomar de maçã (+ 7%), a safra orgânica da VOG se expandirá para 32.000 toneladas na nova temporada. A disponibilidade durante todo o ano é garantida.

Por último, mas não menos importante, a nova safra será afetada pela alta dos preços das matérias-primas iniciada no final de 2020. A conjuntura internacional também está repercutindo no comércio de maçãs, com impactos consideráveis ??nos custos de embalagem, frete e logística. *Jessica Sabatini - VOG-Marlene Press Office

Consórcio VOG - Fundado em 1945, o Consórcio das Cooperativas de Produtores de Frutas do Tirol do Sul, com sede em Terlano (Bolzano), é um dos maiores produtores de maçã da Europa. Hoje, VOG consiste em 12 cooperativas de mais de 4600 fazendas familiares cuidando de 11.000 hectares de pomares de maçã (92% usando manejo integrado de pragas, 8% orgânico) nas províncias de Merano, Bolzano e Bressanone e no sul do Tirol. A produção média anual ronda as 500 mil toneladas, com um volume de negócios superior a 450 milhões de euros. A VOG comercializa suas mais de 30 variedades de maçãs em 65 países em todo o mundo e é membro dos principais clubes de produtores de variedades. Possui as certificações GLOBAL GAP, AGRIOS, IFS e ISO 9001: 2015.

 

Comentários