Família Salton apresenta três lançamentos na ProWine 2022

Presente em mais de 30 países, a Salton também mostra sua preocupação com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento das comunidades onde atua, por meio das melhores práticas pautadas na sustentabilidade

10/10/2022 20:45
Família Salton apresenta três lançamentos na ProWine 2022

Durante a ProWine 2022, feira focada no segmento B2B e principal evento para profissionais do vinho, que acontece 27 a 29 de setembro (das 12h00 às 19h00 no Expo Center Norte - SP), a Família Salton -- a mais antiga vinícola em atividade no Brasil e líder no mercado nacional de espumantes desde 2005 - representada por seu CEO, Mauricio Salton, participará da mesa redonda com o tema Sustentabilidade, no primeiro dia de abertura da feira.  Além disso, a marca apresentará em seu estande no evento três novos rótulos: 

  1. Espumante Domenico Salton Giornata -- espumante natural branco brut, proseco, produzido com uvas da Serra Gaúcha, com aromas de frutas frescas, como pera, limão e maçã verde, além de delicadas notas de flores brancas, excelente para harmonizar com canapés, frutos do mar e carnes brancas.
  2. Salton Atos branco de Maceração -- vinho fino, branco e seco da Serra Gaúcha, com aromas de ervas, como alecrim, tomilho e manjerona, além de notas florais de lavanda e frutos cítricos. Indicado para harmonizar com queijos de média maturação, frutos do mar e carnes brancas.
  3. Salton Paradoxo Riesling -- vinho fino branco seco, produzido com uvas da Campanha Gaúcha, com aromas de flores brancas e frutas cítricas, além de notas de abacaxi e pêssego. A sugestão é harmonizá-lo com saladas, frutos do mar e carnes brancas.

O evento também reforça os pilares de sustentabilidade da marca e sua preocupação com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento das comunidades onde atua, por meio das melhores práticas.  No link abaixo é possível baixar a ficha técnica dos novos rótulos.

Espumante Domenico Salton Giornata
Salton Atos branco de Maceração
Salton Paradoxo Riesling

Mais sustentabilidade do cultivo à taça - Mais que uma vitrine para apresentação de novos produtos, o evento também é uma oportunidade para a Salton mostrar a importância da sustentabilidade em seus negócios. A empresa traz para o evento, a ?Parede da Sustentabilidade?, uma pequena mostra com imagens de ações de preservação que realiza, além de amostras do solo da Campanha e da Serra Gaúcha, onde cultiva suas uvas. O objetivo é trazer o tema sustentabilidade na produção de vinhos, como uma preocupação frequente da empresa, que desenvolve diversas ações para a fabricação dos espumantes e vinhos, entre elas:

  • Estudo inédito de inventário de Gases de Efeito Estufa - o primeiro no setor brasileiro para estabelecer planos e metas para redução de emissões GEEs. Desenvolvido em parceria com a UCS; o estudo mediu as emissões nas quatro unidades da Salton (Bento Gonçalves/RS, Santana do Livramento/RS, São Paulo/SP e Jarinu/SP). Um inventário de GEE contempla três escopos: emissões e remoções diretas de GEE (1), emissões indiretas de GEE provenientes da aquisição de energia (2) e outras emissões e remoções indiretas de GEE (3).

No inventário de GEE 2020 da Salton, a vinícola contabilizou 950,54 toneladas de CO2e emitidas, contra 15.786,91 de toneladas de CO2 removidas. A maior parte da remoção de CO2 da companhia provém de áreas de vegetação nativa preservadas pela empresa. O mapeamento dos escopos 1 e 2, portanto, resultou positivamente em um balanço final de emissões e remoções de CO2. Foram considerados, nesse primeiro inventário da Salton emissões que estão sob o controle da companhia e são consideradas de medição obrigatórias, segundo o PBGHG Protocol. Nos próximos anos, uma terceira etapa será implementada e medirá as emissões que não estão sob o controle da companhia e que a empresa entende como significativas para o resultado e avanços no compromisso com ações relacionadas às mudanças climáticas.

  • Equilíbrio entre o bioma e o uso da terra - projeto que uniu pesquisa e ciência, demonstrando uma redução em 99% no uso de herbicidas na última safra com técnicas naturais de controles de pragas, desenvolvida graças à parceria com a UFSM, o que também reduz o impacto sobre a fauna e a flora locais. Nesse projeto, descobriu-se que o ciclo do Azevém (um tipo de gramínea) coincide com o ciclo vegetativo da videira, suprimindo o desenvolvimento das plantas daninhas, agindo como um herbicida natural. Sem prejudicar o equilíbrio natural do ecossistema. 
  • Gestão de recursos naturais: Irrigação -- em Santana do Livramento, 100% das áreas de vinhedos próprios possuem sistema de irrigação por gotejamento, que evita o desperdício, fornecendo a quantidade necessária de água para as plantas. A água é proveniente de barragens que captam a água das chuvas. 
  • Frotas - troca gradual de combustível fóssil utilizado na frota da empresa e empilhadeiras movidas à combustão fóssil por elétricas. Menos vidro - redução gradual no consumo de vidro em garrafas ao trabalhar com material aliviado, projeto desenvolvido em parcerias com fornecedores. Essa alteração diminui o peso no transporte e reduz a quantidade de emissões de gases de efeito estufa durante a produção da garrafa.
  • Tecnologia para produção de vinho com ciência de dados - em 2020 a Salton iniciou o desenvolvimento de um banco de dados para acompanhar de forma analítica as influências de ano e safra, com variáveis físico-químicas das variedades de uvas nas regiões produtora da Serra Gaúcha e Campanha Gaúcha. Em alguns anos as análises proporcionarão respostas para hipóteses que hoje são conhecidas de forma empíricas no Brasil. Os dados já começaram a proporcionar orientações comparativas entre safras e conhecimentos sobre adaptabilidade das variedades de uvas aos ambientes.
  • Manejo inovador: Cartilha "Amostragem e recomendação de adubação para vinhedos da Campanha Gaúcha" - o primeiro guia oficial desta temática e teve como base um estudo conduzido por professores, pesquisadores e estudantes da UFSM ligados ao Departamento de Solos e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo. Estes experimentos sobre adubação de solo provavelmente estão entre os de maior duração em território brasileiro, além de serem os primeiros dedicados à região da Campanha Gaúcha. Na prática, o estudo trouxe ganhos relevantes em eficiência, produtividade e qualidade, agregando melhores práticas de manejo do vinhedo e correções em processos que tornam o manejo mais sustentável. O estudo que originou a cartilha durou quase dez anos e ela foi compartilhada com produtores de uva da região.
  • Núcleo de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento - em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Internamente, unifica os projetos e contribui para inovações que qualificam as regiões produtoras de uva e elaboração de produtos.
  • Preservação da fauna e da flora no bioma Pampa - considerado um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade de fauna e flora, o Bioma Pampa também tem sido foco de ações sustentáveis da Salton. Estudos da universidade apontam que, diferente do cultivo de grãos e da pecuária extensiva (que são as atividades mais comuns na região), a viticultura é a que menos gera impacto ambiental no Bioma Pampa. A atividade mantém o equilíbrio natural do Bioma Pampa, a preservação de áreas nativas contribui diretamente para preservação da fauna e flora local, evitando impactos no efeito estufa.
    No Rio Grande do Sul, das 607 espécies da flora ameaçadas de extinção, estima-se que 250 estão presentes nessa área. Encontrar alternativas para minimizar o impacto das atividades agrícolas, portanto, é de extrema relevância para o meio ambiente e para o setor vitivinícola, visto que a Campanha Gaúcha é a atualmente a segunda maior região produtora de uvas do Brasil -- ficando atrás apenas da Serra Gaúcha.
  • Consumo consciente - aumento no consumo de vinhos no Brasil e na demanda por produtos com práticas sustentáveis - Um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em 2019, apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso. Essa realidade tem se aplicado ao mercado de vinhos.
  • Garrafas aliviadas - atualmente, 21% das garrafas de vidro são aliviadas, ou seja, tem peso reduzido, impactando diretamente a sustentabilidade, tanto em menor geração de carbono como também em todas as etapas do transporte. Garrafas aliviadas diminuem em até 30% mais o peso de um caminhão que transporta 1 mil garrafas.
  • Ecocert (logística reversa e 'glass is good') - através da ABRABE -- Associação Brasileira de Bebidas -- em 2022 foram investidos mais de R? 1,1 milhão em projetos de logística reversa ?ecocert? e ?glass is good?, reduzindo o impacto dos resíduos ao meio ambiente, além do programa ?Sem Excesso?, voltado à conscientização e moderação no consumo de bebidas alcoólicas.

Resultados - A produção de vinho da Família Salton alcançou faturamento recorde em 2021, totalizando R? 500 milhões. A expectativa é chegar em R? 1 bi até 2030. Com operações divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo - SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP, seus produtos já chegaram a mais de 30 países, totalizando 1,5 milhão de garrafas exportadas só em 2021.

?O tema sustentabilidade é para a Família Salton um trabalho contínuo para manter nosso legado na produção de vinhos. A empresa entende que a preservação do meio ambiente é fundamental e é a melhor forma de zelar pelo futuro do negócio. Atuar com sustentabilidade, compartilhando nossas descobertas e melhores práticas com os nossos parceiros, é nosso propósito de empresa cidadã, cada vez mais comprometida com o desenvolvimento do país?, destaca Mauricio Salton, CEO da empresa.

A Família Salton em números:

  • Líder nas vendas de espumantes no mercado brasileiro, desde 2005
  • 112 anos de operação no país, a mais antiga vinícola em atividade no Brasil
  • R? 15 milhões em investimentos anunciados em 2022, destinados à ampliação de vinhedos e modernização do parque fabril
  • Em 2022, a previsão é de faturamento de R? 500 milhões -- recorde histórico da empresa.
  • R? 1 bilhão é a meta de faturamento até 2030
  • Em 2022, a Salton projeta comercializar 12,5 milhões de garrafas de espumante, o que representa um crescimento de 25% nas receitas da categoria, em relação ao último ano
  • Nas demais categorias, a empresa registrou um aumento de receita de 10% em não alcoólicos e 27,5% em destilados, enquanto nos vinhos, mantém a projeção de 2021, próximo de 8 milhões de litros comercializados
  • 1,5 milhão de garrafas exportadas em 2021, aumento de 46,19% em relação ao ano anterior. Em faturamento, o crescimento supera o índice de 40%
  • 30 mercados externos conquistados em toda sua trajetória
  • 3 novos mercados conquistados de forma inédita em 2022: Gana, França e Holanda. No ano passado, passou a exportar para Maldivas, Nova Zelândia e Hong Kong
  • 5ª marca de espumante mais comercializada nos EUA
  • Mais de 200 prêmios nacionais e internacionais, nos 3 últimos anos, expondo a qualidade da produção nacional para o mundo
  • São 116 hectares de vinhedos cultivados na Azienda Domenico, em Santana do Livramento (RS); 6 hectares na Vinícola Salton, em Bento Gonçalves (RS); 900 hectares de produtores parceiros (mais de 300 famílias), além da Enoteca Família Salton, em São Paulo (SP); e o Complexo Presidente, em Jarinu (SP)
  • 469 total de colaboradores em todas as unidades

 Sobre a Família Salton - A Salton é a marca número 1 de espumantes no Brasil (Wine Intelligence, 2022), liderando a categoria no mercado nacional desde 2005 (Nielsen). É reconhecida ainda como a maior produtora de espumantes do país (Adega Ideal, 2022). Foi a primeira marca nacional a conquistar o Top 1 de vinhos no Brasil (Wine Intelligence, 2019), além de ser a marca de espumante brasileiro mais consumida e a 5º mais importada pelos Estados Unidos (Ideal Consulting, 2020). Apreciados em cerca de 30 países, seus rótulos acumulam mais de 130 premiações nacionais e internacionais, conquistadas nos três últimos anos.

Com 112 anos, é a vinícola mais antiga em atividade no Brasil. Referência em sustentabilidade, a companhia possui um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Suas operações são divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.

*Pitchcom Comunicação: Daniela Penna/Isadora Leone/Andrea Cipriano - daniela.penna@pitchcom.com.br/isadora.leone@pitchcom.com.br/andrea.cipriano@pitchcom.com.br





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