Mosca da fruta: o que é, como identificá-la e combatê-la

As moscas da fruta afetam uma grande variedade de frutas, mas as mais comuns são frutas cítricas, maçãs, peras e frutas de caroço

20/07/2024 13:46
Mosca da fruta: o que é, como identificá-la e combatê-la

Se você possui árvores frutíferas, é importante que tome alguns cuidados para evitar que a famosa ?mosca das frutas? as ataque. Nesta nota explicamos como identificá-la e combatê-la para conseguir frutos saudáveis ??e suculentos - Segundo o SENASA, a mosca das frutas é considerada uma das pragas de maior importância econômica para a produção de frutas e hortaliças na Argentina, pelos danos que causa às frutas e pelas perdas econômicas associadas. Existe até um programa para erradicá-los.

Se você tem árvores frutíferas em casa, também é importante que tome algumas medidas para evitar que sejam atacadas.

Nesta nota contamos tudo sobre esta praga irritante: desde o que é e como identificá-la até recursos para combatê-la com sucesso.

O que é a mosca da fruta - Também chamada de verme da fruta, essa praga irritante é muito comum em jardins e pomares. Seu nome científico é Ceratite capitata e põe seus ovos em frutos maduros e suas larvas (vermes) se alimentam da polpa.

Como identificá-lo - O ovo é de cor esbranquiçada, formato ovóide, cerca de cinco vezes mais longo que largo. A larva é sem pernas e sem cabeça, de cor esbranquiçada mas com tons amarelados, podendo apresentar coloração alaranjada, dependendo da alimentação. Por outro lado, o pupário, dentro do qual se desenvolve a pupa do inseto, tem formato elipsoidal e coloração marrom-ocre.

O adulto tem cerca de 5 mm de comprimento. A fêmea é maior que o macho e apresenta faixas amarelas, brancas e pretas no tórax e abdômen. Possui grandes olhos avermelhados a marrons e as asas são transparentes com manchas e faixas amareladas características da espécie. O macho apresenta, como característica distintiva do dimorfismo sexual, um par de cerdas pós-oculares espatuladas pretas na cabeça.

Ciclo Biológico da peste - ?Quando o macho e a fêmea adultos amadurecem sexualmente, ocorre a cópula. A fêmea fecundada insere seu ovipositor no fruto e deposita os ovos, eles eclodem e nascem larvas que se alimentam da polpa dos frutos, passando por três estágios larvais?, explicam no site do SENASA.

?Quando completam a fase larval, abandonam o fruto para se enterrarem no solo e ali se transformarem em pupas. No solo permanecem como pupas até que o desenvolvimento do adulto seja completo. Posteriormente, surgirão adultos e iniciarão um novo ciclo. Duração do ciclo biológico (em condições óptimas de 21°C): 2 dias ovo, 5 dias larva, 7 dias pupa, 7 dias adulto (tempo até poder pôr ovos). Total de 21 dias?, acrescentam.

Isso significa que são mais comuns na primavera e no verão, quando as temperaturas são mais amenas. Atenção tão especial!

Por que aparecem - As moscas-das-frutas são atraídas pelo cheiro de frutas maduras e em decomposição. Condições quentes e úmidas favorecem sua reprodução.

Como evitar as moscas-das-frutas - Colha na hora certa: colha os frutos maduros para evitar que se tornem alvo desta irritante praga. Mantenha a higiene do jardim: remova frutas caídas e em decomposição, pois atraem moscas-das-frutas.

Armadilhas caseiras: implemente armadilhas com vinagre de maçã para atrair e capturar moscas adultas.

Como controlá-los - Cobertura de frutas: cubra suas árvores frutíferas com malha fina para evitar que as moscas ponham ovos.

Inseticidas naturais: aplique soluções de nim ou alho, que são menos prejudiciais ao meio ambiente.

Controle biológico: adicionar plantas que atraem predadores naturais, como vespas parasitas.

Frutas que esta praga adora - As moscas da fruta afetam uma grande variedade de frutas, mas as mais comuns são pêssegos, frutas cítricas, maçãs, peras e frutas de caroço. *DeRaíz.ar ? 15/07/2024.





Read more...