O nematóide anão da primavera do morango, Aphelenchoides fragariae, é um tipo de verme cilíndrico microscópico invisível ao olho humano que ataca plantas de morango, espécies ornamentais e outras culturas, causando danos principalmente à produtividade.
Esta praga não estava presente no Chile (praga de quarentena) e foi detectada pelos laboratórios do SAG. Por isso, o Serviço estabeleceu uma série de medidas emergenciais por meio da Resolução nº 4.481 de 2022.
Como essa praga se espalha? - Espalha-se por longas distâncias principalmente através de material de propagação contaminado; e em distâncias mais curtas de uma planta para outra, principalmente movendo-se pela água na superfície das plantas.
Que sintomas ocorrem quando ataca morangos?
- Malformações na raiz
- Folhas deformadas e retorcidas, áreas descoloridas com superfície dura e áspera, bem como folhas menores com bordas enrugadas.
Outros sintomas do nematoide do anão da primavera do morango
- Morte do botão da coroa.
- A dobra em botões de coroa e botões de estolões causa pequenas áreas de alimentação marrons secas que podem ser vistas em folhas expandidas.
Que medidas devo tomar se minha propriedade estiver na presença do nematoide anão do morango?
Doenças causadas por nematóides foliares podem ser reduzidas por boas práticas culturais. Abaixo estão algumas medidas de manejo para reduzir o impacto da praga:
- Use sempre plantas saudáveis.
- Aumente a distância de plantio para evitar o contato planta a planta.
- Revisão rigorosa e limpeza de plantas que apresentem sintomas de infestação; isso para minimizar as perdas. Isso inclui a remoção e destruição constante de plantas infectadas por queima (desde que autorizada pela autoridade competente) ou enterramento (até 1,5 metros de profundidade com adição de cal).
- Controle permanente de plantas daninhas que poderiam servir de reservatório para o nematoide.
- Ao final da produção da safra, no caso de ter tido plantas com sintomas, recomenda-se deixar o solo livre de cultivo por pelo menos três meses.
- Se possível, recomenda-se a rotação de culturas com espécies não hospedeiras da praga, após o período de pousio.
- Sugere-se o cultivo de espécies não hospedeiras que tenham algum efeito nematicida, por exemplo brócolis, que deve ser incorporado ao solo para ter efeito sobre a praga.
Mais medidas a serem tomadas:
- Desinfetar implementos agrícolas, tratores, máquinas agrícolas, armazéns, caixas de colheita que tiveram contato com produtos contaminados localizados dentro da propriedade. Estes devem ser limpos com uma solução de cloro comercial diluída em água na proporção de 1:5 (1 litro de cloro em 5 litros de água). Desinfete as ferramentas com pelo menos 70% de álcool ou 1% de hipoclorito de sódio.
- Para o estabelecimento de uma nova cultura de morango, plantas ou partes de plantas devem ser selecionadas, sadias e livres do nematoide, trabalhando em solos limpos, levando em consideração o aumento da distância de plantio.
- Gerenciar a umidade na folhagem; Evite o excesso de umidade e respingos de água nos caules e folhas, bem como o contato entre as plantas.
- Tende ao uso de irrigação por gotejamento.
- Sugere-se a irrigação nas primeiras horas da manhã para reduzir a umidade na folhagem.
- Diminua a frequência de irrigação em épocas de maior umidade.
- Gerenciar drenagem; O plantio em cumes é recomendado para evitar o encharcamento.
- Em propriedades altamente contaminadas pela praga, sem retorno econômico para o produtor, recomenda-se analisar a viabilidade de eliminar completamente as plantas e restos vegetais do solo por meio de queima ou soterramento profundo. Depois disso, deixe o solo em pousio por pelo menos três meses para reduzir a carga de nematóides.
Você suspeita da presença do nematóide anão da primavera de morango?
Se você suspeitar da presença de Aphelenchoides fragariae em sua propriedade, informe o SAG no escritório setorial mais próximo ou escreva-nos para Oficina.informaciones@sag.gob.cl
Permita que inspetores SAG devidamente identificados entrem em sua propriedade para fiscalizar ou inspecionar.
O conteúdo deste artigo em nossa seção Agronotips foi elaborado por www.sag.gob.cl, que foi revisado e republicado por Agronotips.com - Compartilhe com: TwitterFacebookLinkedInWhatsApp