Peru e China atualizam protocolos fitossanitários para embarques aéreos de uvas de mesa
Em agosto Chile sedia evento mundial da uva
Na presença da presidente do Peru, Dina Boluarte, e do presidente chinês Xi Jinping, vários protocolos e memorandos de entendimento foram assinados durante o fim de semana entre ambas as nações, a fim de fortalecer a parceria estratégica abrangente entre o Peru e a República Popular da China. .
No Palácio do Povo de Pequim, o ministro das Relações Exteriores do Peru, Javier González-Olaechea Franco, foi encarregado de assinar um importante acordo fitossanitário para a indústria frutícola de seu país: a atualização dos protocolos fitossanitários para exportar uvas de mesa do Peru por via aérea para o mercado chinês.
"O Peru é um dos principais exportadores de uva de mesa, mirtilo, abacate e manga do mundo, e o objetivo do governo, através do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Irrigação, é continuar promovendo o acesso de nossos produtos ao mercado chinês. "MIDAGRI destacou em comunicado.
A entidade ministerial explicou que a assinatura do protocolo permitirá a exportação de fruta de altíssima qualidade, para um segmento de mercado muito específico, que valoriza a qualidade fresca do produto.
Os embarques aéreos de uvas de mesa peruanas são complementados por embarques marítimos.
O MIDAGRI informou ainda que a visita de Estado de Baluarte à China - entre os dias 26 e 28 de junho - permitiu ao Peru manifestar o seu interesse em fechar os próximos acordos para a entrada de romã (fruta fresca) e nozes neste mercado.
No caso da romã, o relatório elaborado pelo Serviço Nacional de Saúde Agrária do Peru (SENASA) sobre tratamento pelo frio já foi aprovado e revisado pela Administração Geral de Alfândegas da República Popular da China (GACC) e está pendente. desenvolvimento do protocolo fitossanitário.
Em relação às nozes, o GACC informou - oficiosamente - que uma delegação de técnicos visitará o Peru durante a segunda semana de julho com o objetivo de realizar uma auditoria de produção, colheita e pós-colheita deste produto, o que concluiria a etapa de análise de risco e tudo estaria pronto para a assinatura do protocolo fitossanitário.
Chile e Peru se unirão no dia 8 de agosto de 2024 na primeira Convenção Global da Uva - https://www.globalgrapeconvention.com/, que acontecerá no Centro de Eventos Casino Monticello, com o objetivo de enfrentar o grande desafio da uva em todo o mundo. *PortalFruticola/1°/07/2024