Notícias do Pomar

Produção de kiwi na América Latina

Comitê do kiwi, aponta desafios e oportunidades para uma nova temporada


O kiwi chileno enfrenta uma nova temporada de desafios e oportunidades. Isso foi confirmado por Carlos Cruzat, presidente executivo do Comitê Kiwi (CDK).

Carlos Cruzat destacou em artigo do Comitê que "prevemos uma safra, do ponto de vista da fruta, muito parecida com a anterior. Com volumes semelhantes, além disso, dado um verão mais ameno seria uma boa época para o estado e qualidade do fruto, onde a planta cresceu mais confortável e com boa quantidade de matéria seca ".  "A chuva não é problema para o setor, se a ventilação dos pomares for bem administrada. Para um envelhecimento muito longo, a pós-colheita pode representar algum tipo de desafio ", acrescentou.

Sobre a pandemia Covid-19, Cruzat disse haver preocupação com a incerteza que ainda existe nos mercados derivados da pandemia. 

"O que nos preocupa é que o cenário mundial continua instável devido à pandemia. Por outro lado, a vacinação que está ocorrendo pode causar uma mudança nos hábitos de consumo adquiridos no ano passado, cenário em que o teor de vitamina C do kiwi tem sido um fator valorizado pelos consumidores ", destacou.

"A indústria, em geral, está fazendo um trabalho muito bom"

O presidente Executivo do Comitê Kiwi comentou "acreditamos que vamos ser melhores do que outras espécies que tiveram alguns momentos de pico em que a mão de obra foi escassa, porque na hora que começa a temporada do kiwi, há várias frutas que já terminaram ou estão acabando, então estimamos que teremos o número necessário de trabalhadores para realizar os processos do kiwi ".

Relativamente às medidas de prevenção relacionadas com o manuseamento da fruta e o cuidado dos trabalhadores no quadro da Covid-19, Cruzat explicou que "a indústria, em geral, está a fazer um trabalho muito bom. Está a ser efectuada uma gestão rigorosa e de acordo com os protocolos definidos pela ASOEX, em conjunto com os seus parceiros, e a nível nacional pelo Ministério da Agricultura, Serviço Agrícola e Pecuário (SAG), e Ministério da Saúde, bem como acompanhamento internacional indicações da Organização Mundial de Saúde e mercados de destino ".

Consumo de kiwi no Chile  -  Sobre o consumo de kiwi no Chile, Cruzat indicou que "é assim que o vemos hoje, por exemplo, no mercado chileno as pessoas estão consumindo mais kiwi, devido às suas propriedades, mas ao mesmo tempo, porque é uma fruta mais rica. Por isso, como indústria, devemos continuar trabalhando para produzir um kiwi de maior qualidade para o Chile e o mundo. Isso é fundamental para manter a competitividade em relação a outras origens ".

"Hoje nossa indústria tem um kiwi melhor, pois temos colhido os frutos com parâmetros de maturação mais elevados, e isso fez com que nossos consumidores locais, e nossos importadores também reconheçam esse avanço no kiwi chileno, e considerem interessante promovê-lo e vendê-lo . ", salientou o presidente da Comissão", argumentou.

Sobre as ações promocionais da nova temporada, Carlos Cruzat afirmou: "estamos a trabalhar como Comité, juntamente com a ASOEX e o ProChile, na definição das ações promocionais que iremos realizar e dos mercados em que as iremos realizar. Mas, sem dúvida, continuar a apostar nos valores nutricionais e na manutenção da saúde, através do consumo de kiwis, continuará a ser uma mensagem chave ".

"Estamos vendo em nível nacional como as contribuições para a saúde dos kiwis têm sido destacadas em vários programas de televisão. Além disso, estamos vendo importações da Itália e da Grécia, portanto, estamos diante de um abastecimento de um ano no país, o que é algo muito atraente de acontecer, como em todos os mercados internacionais ", afirmou.

Estratégias e plataformas para impulsionar a indústria de kiwi

Atualmente, de acordo com a reportagem, o Comitê Kiwi está trabalhando em um projeto de 5 anos de duração, que consiste em um novo impulso da indústria do kiwi, que está sendo apoiado pelo Comitê, através de estratégias de metas como trabalhar para recuperar os menos produtivos pomares, continuando a melhorar a qualidade da fruta, tendo pomares mais uniformes, bem como promovendo uma mudança que advém de uma melhor gestão a nível do campo.

Nesse sentido, a entidade desenvolve a Plataforma de Gestão Agropecuária -Geomatika del Kiwi-, que estará à disposição dos associados a partir desta nova safra e se materializará gradativamente nos próximos 3 anos.

Na plataforma web, cada produtor poderá visualizar seus pomares georreferenciados, ter informações climáticas associadas à sua caracterização agroclimática, informações do PAM (Programa de Garantia de Maturidade), bem como através de imagens de satélite de suas UMs (Unidades de Maturidade), você pode saber a homogeneidade ou heterogeneidade deles.

Tudo isso com o objetivo de que o produtor tenha informações que lhe permitam tomar decisões oportunas e inteligentes sobre a gestão de suas propriedades. *PortalFrutícola

 

 

Comentários