Notícias do Pomar

Projeto mapeia panorama da produção de azeitonas no Brasil em 2018

Brasil tem sua primeira década de produção de azeitonas e azeites totalmente nacionais


Mapeamento conduzido pelo Projeto Meios1 com dados por municípios, revela o mapa da produção de azeitonas no Brasil em 2018. A cultura da oliveira está presente nas regiões da Serra da Mantiqueira, entre de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, é uma destacada presença na Região Sul do país.
De acordo com a Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), só a Região Sudeste alcançou 42 mil litros de azeite produzidos na safra de 2017. A produção é crescente, e as plantas vão atingindo a maturidade depois de 10 ou 12 anos e pode produzir frutos por até 500 anos, atravessando várias gerações, dependendo dos cuidados do produtor.
A região deve ter uma temperatura abaixo de 12.8oC por pelo menos 300 horas anuais. A topografia mais acidentada pode provocar erosões no terreno. Também deve estar atento à escolha de variedades mais indicadas para a região do plantio (são mais de mil tipos de oliveiras espalhadas mundo afora). A Epamig já selecionou sete cultivares apropriadas ao nosso clima. Entre o plantio e o início da produção, o processo pode levar quatro anos.
As azeitonas são uma fonte natural de vitaminas A e C, ajuda na prevenção de doenças é devido aos antioxidantes presentes no fruto que tem a função de proteger o organismo. Ela também auxilia que o colesterol ruim se acumule nas artérias e cause um ataque cardíaco. O consumo consciente da azeitona e do azeite de oliva podem aumentar o colesterol bom, pois esses produtos contém uma gordura monoinsaturada que é extremamente saudável para o organismo.


1 - O Projeto Meios é uma organização de divulgação científica e consultoria, coordenada pelo Geógrafo pesquisador Esp. em Geoprocessamento Vitor Camacho. Atuamos no compartilhamento de informações e opiniões, utilizando dos recursos digitais mais atuais e muitos mapas (geotecnologias). Estamos nas mais diversas áreas como: planejamento, meio ambiente, sociedade, agroecologia, biologia, geografia, geopolítica, arquitetura e geotecnologias. Nosso contato é [email protected] e mídias sociais: @projetomeios (Facebook, Instagram e Twitter)

Comments