Notícias do Pomar

Projeto mapeia panorama da produção de uvas no Brasil em 2018

Região Sul apresenta queda de produção e Região Nordeste registra aumento


Estudo conduzido pelo Projeto Meios¹ utilizando dados por municípios, revela o mapa da produção de uvas no Brasil em 2018, apresentando a distribuição espacial das quantidades produzidas da fruta. A fonte dos dados foi a pesquisa PAM - Produção Agrícola Municipal de 2018 do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A pesquisava mostra que a produção de uvas no Brasil, em 2018, foi de 1.592.242 ton. 5,22% inferior ao ano de 2017 que foi a maior safra de todos os períodos segundo a EMBRAPA, que totalizou 1.680.020 ton.

O mapa reforça que a região Sul é a maior produtora de uvas com 58,91% da produção nacional, com uma alta dispersão de municípios produtores. Em 2018 a produção foi 13,07% inferior àquela verificada em 2017. O maior produtor nacional continua sendo o Estado do Rio Grande do Sul, que produziu 822.689 ton. Destaque para os municípios de Flores da Cunha - 107. 540 ton. Bento Gonçalves - 86.316 ton. E Caxias do Sul - 64.220 ton.

Já a região Nordeste é segunda maior em produção de uva, contribuindo com 31,52% da produção do país em 2018, o mapa revela uma concentração de municípios produtores no oeste de Pernambuco.  Neste ano a região apresentou aumento de produção de 12,78%, em relação ao ano anterior. Concentrada no Vale do São Francisco, a produção de uvas de Pernambuco foi de 423.382 ton., com crescimento de 8,48% destaque para o município de Petrolina (PE) que conta com uma produção de 333. 750 ton.

O Nordeste encontra-se em alta na produção de uva de qualidade, grande parte do aumento de produtividade na região está ligado ao intenso investimento em pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Uva e Vinho (RS), grande parte da uva produzida em Petrolina (PE) está voltada a produção de sucos, posicionando o Vale do São Francisco, em pleno sertão nordestino, como polo produtor da fruta para bebidas de alta qualidade, ao lado da Serra Gaúcha. Grandes empresas do setor alimentício lançaram marcas que usam a origem das uvas como diferencial de valor de seus produtos.

1 - O Projeto Meios é uma organização de divulgação científica e consultoria, coordenada pelo Geógrafo pesquisador Esp. em Geoprocessamento Vitor Camacho.

Atuamos no compartilhamento de informações e opiniões, utilizando dos recursos digitais mais atuais e muitos mapas (geotecnologias). Estamos nas mais diversas áreas como: planejamento, meio ambiente, sociedade, agroecologia, biologia, geografia, geopolítica, arquitetura e geotecnologias.

Nosso contato é [email protected] e mídias sociais: @projetomeios (Facebook, Instagram e Twitter)

 

 

Comments

SEE ALSO ...