Notícias do Pomar

Silencioso: O empreendimento argentino que busca erradicar a traça da videira com biotecnologia

O projeto, denominado Silent , avança no desenvolvimento de uma solução biotecnológica baseada no silenciamento de genes por meio de interferência de RNA, capaz de inibir funções vitais de insetos sem impacto ambiental


Traça da videira

Um grupo de cientistas do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e do Conicet (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária) deu um passo fundamental no controle de uma das pragas mais danosas da viticultura argentina: a Lobesia botrana , conhecida como traça da videira.

O projeto, denominado Silent , avança no desenvolvimento de uma solução biotecnológica baseada no silenciamento de genes por meio de interferência de RNA, capaz de inibir funções vitais de insetos sem impacto ambiental.

Este trabalho está sendo realizado no Nó de Inovação Cuyo (NiC) do INTA, localizado em Mendoza, uma das regiões mais importantes para a produção de vinho do país, explicou o Instituto. 

Uma nova abordagem científica para a traça da videira, uma velha ameaça - "Selecionamos genes essenciais para o ciclo de vida da Lobesia botrana e projetamos RNA de fita dupla para silenciar sua expressão, gerando assim um efeito inseticida", explicou Lucas Resa Jurin, bolsista do Conicet baseado no INTA, em declarações divulgadas pela organização.

Ensaios realizados entre fevereiro e abril no Laboratório de Fitovirologia do INTA Luján de Cuyo apresentaram resultados bastante promissores. A injeção de moléculas específicas de dsRNA causou uma taxa de mortalidade de 50% a 80% nas larvas. Notícias relacionadas: 10 etapas eficazes para montar armadilhas de feromônio

O grande desafio agora é transferir essa inovação do laboratório para o campo. A equipe está analisando como aplicar as moléculas de forma eficaz nos vinhedos.

"Uma das alternativas que estamos avaliando é uma solução pulverizável", disse Analía Díaz Bruno, diretora do Centro de Inovação Cuyo. "Se implementada", disse ela, "seria uma ferramenta nacional, de baixo custo e ecologicamente correta, ao contrário dos métodos atuais que usam inseticidas tóxicos ou feromônios importados."

A equipe está buscando licenciar o desenvolvimento e fazer parceria com uma empresa agroquímica para escalar a produção e avançar na comercialização. *Matéria do PortalFruticola - 17/07/2025.

"O INTA não pode produzir em larga escala. Nosso objetivo é disponibilizar este biocida aos produtores como uma alternativa eficaz, acessível e produzida internamente", concluiu Díaz Bruno.

Leia também: Identificação e controle da traça-da-videira sul-americana - Nesta publicação são apresentados aspectos biológicos da praga, caracterizando seu ciclo de desenvolvimento na cultura da videira (Vitis spp.) e os danos causados - https://revistadafruta.com.br/noticias-do-pomar/identificacao-e-controle-da-traca-da-videira-sul-americana,425584.jhtml

 

Comentários