Tecnologia e inovação: a chave para o gerenciamento pós-colheita de mirtilo

Existem diferenças marcantes quanto à manutenção da umidade relativa entre as diferentes tecnologias presentes no setor

28/09/2022 20:45
Tecnologia e inovação: a chave para o gerenciamento pós-colheita de mirtilo

Qualidade e condição, dois fatores críticos que ressoam fortemente quando recebemos o preço de nossas frutas no destino. Embora possamos ter um melhor controle sobre esses fatores durante a fase de produção, o que acontece com eles na pós-colheita?

O trânsito marítimo da origem ao destino corresponde a aproximadamente 70% da vida útil da fruta, onde estão presentes variáveis ??incontroláveis ??que podem afetar a qualidade e o estado de conservação na chegada. Por esse motivo, escolher uma tecnologia que mantenha essas variáveis ??prejudiciais sob controle é fundamental.

Nesse cenário, está localizada a Liventus Global, empresa líder com mais de 30 anos de experiência em soluções pós-colheita, pioneira em tecnologia Plug & Play de Atmosfera Controlada, com centros de operações em toda a América do Sul, México, Costa Rica, África do Sul, Holanda, e com possibilidades operacionais em mais de 160 portos em todo o mundo.

Diante da necessidade de prolongar a vida e a qualidade da fruta pós-colheita, a Liventus possui uma série de produtos e serviços que nos permitem levar frutas de qualidade para qualquer destino. Suas características o tornam disponível em todos os momentos e em um curto período de implementação.

Ao contrário de outras tecnologias, a abordagem da Liventus é dar recomendações específicas para cada cliente, considerando as variáveis ??que influenciam nas características do seu fruto. Estas recomendações são acompanhadas por validações técnicas conduzidas por um vasto departamento de I&D, cujo foco é a procura contínua de soluções eficazes para os problemas pós-colheita que surgem.

Principais problemas pós-colheita de mirtilo - As podridões (associadas aos fungos), a perda de água e o amolecimento são as variáveis ??de deterioração mais importantes que influenciam a pós-colheita dos mirtilos. O sucesso do negócio está ligado ao controle dessas variáveis, uma vez que são severamente punidas no destino.

Importância do CO2 no controle de fungos - Nos mercados de destino, a tolerância é praticamente zero para essa variável, portanto sua presença pode levar à rejeição total do importador. Por isso, é necessário combater de forma eficaz a proliferação de fungos que vêm do campo e que se expressam na pós-colheita, principalmente durante o trânsito marítimo.

Nos últimos anos a Liventus verificou, após diferentes validações em laboratório e nos mesmos recipientes, a eficácia do CO2, uma vez que exerce excelente controle fungistático, evitando a proliferação e disseminação de fungos ao longo da viagem. Para um controle efetivo, é necessário atingir concentrações superiores a 8% de CO2.

Ao analisar o gráfico (veja abaixo), conclui-se que existe uma relação diretamente proporcional entre a concentração de CO2 e a eficácia contra a podridão cinzenta causada pelo Botrytis cinerea.

Concentrações desse tipo só podem ser obtidas por meio de uma atmosfera controlada. Nesta linha, a tecnologia Liventus é uma das mais destacadas do mercado, proporcionando ao cliente set points diferenciados para um controle efetivo de fungos, sendo especialista na manutenção constante de CO2 em todo o tráfego marítimo até a abertura do contêiner no destino.

Umidade relativa nas diferentes tecnologias - O mirtilo caracteriza-se por ser composto maioritariamente por água (> 80%), sendo muito sensível aos diferenciais de pressão de vapor que existem com o ambiente. Essa condição o torna propenso à desidratação, resultando em amolecimento e perda de peso da fruta.

A solução é manter alta umidade relativa do ar no ambiente onde se encontra a fruta, sempre mantendo um equilíbrio, pois um excesso (> 95%) poderia gerar um ambiente propício à proliferação de fungos, ou como já se viu nas sacolinhas. MAP nos últimos anos, um aumento nos problemas de Collapsing Berry.

 

                                     Figura 1. Eficácia contra a podridão cinzenta em função da concentração de CO2 na atmosfera controlada Fonte: INIA

Existem diferenças marcantes quanto à manutenção da umidade relativa entre as diferentes tecnologias presentes no setor, sendo o Ar Regular a que apresenta o menor percentual, pois acompanha a ventilação aberta do contêiner durante todo o trânsito marítimo, perdendo grande quantidade de umidade relativa no interior do recipiente e, consequentemente, ao redor da fruta.

A MAP Bag se caracteriza por ter uma boa manutenção da umidade relativa, o que se traduz em frutas firmes e com menor perda de peso. O problema é que com umidade relativa do ar> 95% existem condições para que a proliferação de fungos se acelere, somada à condensação e água livre bem próximo ao fruto. Essa tecnologia não gera as concentrações de CO2 necessárias para o controle de fungos, de modo que a incidência de podridão e micélio visível no destino é exponencialmente maior.

Por seu turno, a Atmosfera Controlada Liventus vai com a ventilação do contentor fechado, o que permite uma melhor manutenção da humidade relativa, atingindo cerca de 85-88% nos mirtilos. No entanto, recomenda-se incorporar outras tecnologias complementares que ajudem a manter uma umidade relativa ainda mais elevada, como as sacolas plásticas macroperfuradas, que, junto com a Atmosfera Controlada, permitem que a fruta chegue ao destino como se tivesse acabado de ser colhida.

Liventus Controle Total - Nos últimos anos, a Liventus manteve-se líder do setor, inovando nas várias etapas da cadeia pós-colheita. A última inovação foi o lançamento bem sucedido do conceito ?Liventus Full Control?, que consiste na combinação de Liventus Atmosfera Controlada + Bolsa de Palete Macroperfurada Liventus.

O uso de ambas as tecnologias permite um controle exaustivo das principais variáveis ??de deterioração que influenciam o mirtilo. Por outro lado, a Atmosfera Controlada Liventus oferece excelente controle sobre os fungos graças às altas e constantes concentrações de CO2, enquanto a Bolsa de Paletes Macroperfurada Liventus aumenta a umidade relativa ao redor da fruta (entre 92-95%), que se traduz em um diminuição da perda de peso e desidratação, fazendo com que a fruta chegue firme ao destino.

Qualidade e estado são os dois fatores críticos que Liventus Full Control consegue manter, levando a fruta com a mesma frescura com que foi colhida para qualquer mercado do mundo.

Para obter mais informações, entre em contato com sales.cl@liventusglobal.com - *PortalFrutícola.com

 





Read more...