Notícias do Pomar

Tecnologia protege maçãs do frio intenso; O monitoramento climático é fundamental para o sucesso do sistema

Aberta inscrições para o IX Field Day on Rootstocks from CG Series e XI Giro Técnico 2026


Santa Catarina e Rio Grande do Sul respondem por 97% da produção nacional de maçã, com destaque para São Joaquim, conhecida como a capital da fruta e referência na variedade Fuji, segundo dados da ABPM. Conforme Maxwell Soares da Silva, Especialista Agronômico da Netafim, investir em tecnologias que protejam as lavouras de eventos climáticos extremos, como a geada, é essencial para garantir a sanidade das plantas e a produtividade da safra.

O sistema de irrigação anti-geada da Netafim atua liberando calor durante o congelamento da água, protegendo flores e brotações sensíveis ao frio intenso. Além de preservar a fisiologia da planta, o mecanismo permite que o ciclo produtivo siga sem perdas irreversíveis. O aspersor MegaNet garante distribuição uniforme da água, alta resistência mecânica e durabilidade mesmo em regiões com invernos rigorosos. 

"Essa relevância torna imprescindível o investimento em tecnologias que potencializem a sanidade das lavouras e evitem prejuízos causados por eventos climáticos extremos, como a geada, que pode ser altamente danosa, especialmente nas fases iniciais de brotação e floração", comenta.

O monitoramento climático é fundamental para o sucesso do sistema. Sensores de temperatura, umidade e modelos meteorológicos indicam o momento ideal para iniciar e interromper a irrigação, evitando riscos à produção. Com o Growsphere Max, o produtor acompanha tudo de forma remota, obtendo dados em tempo real e histórico das ocorrências para decisões estratégicas sazonais.

Essa integração entre tecnologia, inovação e agronomia permite produzir com segurança mesmo em condições adversas, otimizando recursos e garantindo produtividade. Ter um sistema de irrigação anti-geada é investir em eficiência, sustentabilidade e tranquilidade operacional para os pomares brasileiros. "Ter na propriedade um sistema de tecnologia como este é poder produzir nos mais diferentes climas, relevos e cultivos. É produzir mais com menos. É estar preparado para os desafios climáticos com soluções que integram agronomia, inovação e sustentabilidade", conclui. *Agrolink/Leonardo Gottems

Leia também: https://revistadafruta.com.br/noticias-do-pomar/irrigacao-localizada-impulsiona-o-brasil-na-producao-de-macas-de-alta-qualidade,445459.jhtml.

IX Field Day on Rootstocks from CG Series & XI Giro Técnico - O evento vai reunir especialistas, produtores e profissionais do setor para compartilhar conhecimento, tecnologia e experiências.

Dias 20, 21 e 22 de Janeiro de 2026 - Vacaria | Lages | São Joaquim - SC

Atenção: As inscrições abrem no dia 22 de setembro!  Para dúvidas ou interesse em ser patrocinador, entre em contato: [email protected]

Mais informações no site https://fruticultura.cav.udesc.br/field_day/index.php

@Agromillora @rufatoleo @macasegundageracao @girotecnico.ca @daianadaipetry#FieldDay #GiroTécnico #Fruticultura #Rootstocks #Agro #Udesc #Pomicultura #Maçã #Serracatarinense #Cav #lages

Comentários