Notícias do Pomar

Teores minerais em frutos de macieira das cultivares Fuji e Gala na safra 2020/2021

Na safra 2020/2021, analisou-se 157 amostras de frutos de maçãs Gala da região de Fraiburgo-SC, 94 amostras de São Joaquim-SC e 53 amostras da região de Vacaria-RS,


A análise de frutos de macieira próximo à colheita tem como objetivo avaliar o equilíbrio nutricional, permitindo prognosticar possíveis ocorrências de distúrbios fisiológicos e auxiliar na tomada de decisão quanto ao destino dos frutos na colheita. Inúmeros distúrbios fisiológicos (bitter pit, cork spot, depressão lenticelar, degenerescência interna da polpa, entre outros) em frutos de macieira estão relacionados à desequilíbrios nutricionais, com destaque ao nutriente cálcio. A composição nutricional dos frutos, especialmente o teor de Ca e suas relações, N/Ca, K/Ca e (K+Mg)/Ca, tem relação com a capacidade de conservação dos frutos e com a ocorrência de distúrbios durante a armazenagem e a comercialização.

Na safra 2020/2021, analisou-se 157 amostras de frutos de maçãs 'Gala' da região de Fraiburgo-SC, 94 amostras de São Joaquim-SC e 53 amostras da região de Vacaria-RS, sendo cada amostra composta por 12 frutos. Os teores minerais médios em frutos de maçãs 'Gala' nas três regiões avaliadas mantiveram-se dentro dos valores considerados adequados para baixa incidência de distúrbios fisiológicos (Tabela 1). Destacam-se os valores de Ca acima 40 mg/kg , bem como a relação de Ca com os demais elementos (N/Ca, K/Ca e (K+Mg)/Ca) menores que 14, 20 e 30, respectivamente.

Semelhantemente ao observado em 'Gala', maçãs 'Fuji' também apresentaram teores e relações entre os nutrientes adequados aos valores recomendados para a diminuição da incidência de distúrbios fisiológicos na pós-colheita (Tabela 2). Analisou-se 99 amostras da região de Fraiburgo-SC, 101 amostras da regiao de São Joaquim-SC e 17 amostras da região de Vacaria-RS (12 frutos por amostra).

Considerando os teores recomendados de Ca>40 mg kg -1 , os valores médios obtidos para maçãs 'Gala' e 'Fuji' estão acima dos considerados adequados para prevenir a ocorrência de distúrbios fisiológicos em pós-colheita. As cultivares avaliadas apresentaram baixos teores de N, assim como a relação N/Ca, inferiores a 8. Maçãs nestas condições apresentam menores riscos de ocorrência de bitter pit. Frutos analisados na safra 2020/2021 mostram um bom equilíbrio nutricional. Apesar disso, é importante destacar que foram identificadas amostras de frutos com teores minerais indicando alto risco de ocorrência de distúrbios fisiológicos e de perda de qualidade durante o período de armazenamento, exigindo maior atenção no monitoramento da qualidade pós-colheita dos frutos, bem como, aprimoramento das condições de manejo e adubação do pomar, para melhoria do status nutricional dos frutos nas safras seguintes.

Considerando as quatro safras anteriores à 2020/2021 e a média histórica, 1991 a 2007, maçãs 'Fuji' e 'Gala' apresentaram uma considerável diminuição dos teores de K, em ambas cultivares e aumento dos teores de Ca em 'Gala' (Tabela 3). Uma hipótese para explicar estes resultados em comparação aos anos anteriores é o efeito da baixa precipitação pluviométrica na primavera de 2020. Como o K é um cátion de menor concentração na solução do solo, em relação ao Ca e Mg, o elemento pode ter sido absorvido em menores quantidades neste período, desse modo, quanto menor a disponibilidade de água no solo, menor o influxo de K em relação à Ca e Mg na planta.

Mais Informações: Leandro Hahn - Responsável pelo Laboratório de Ensaio Químico e Pesquisador em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas da EECd.
Fone: (49) 3561 6823 - E-mail: [email protected]; Ricardo Sachini - Assistente de Pesquisa - Laboratório Ensaio Químico da EECd.
Fone: (49) 3561 6830 - (49) 3561 6831 - E-mail: [email protected]

 

Comentários