Artigos Técnicos

Mapa da produção de açaí no Brasil em 2018

Montante chega a injetar na economia paraense algo em torno de US$ 1,5 bilhão


Típica da região Norte do país o Estado do Pará é o principal produtor - Conhecida como "ouro" roxo e "superfruta", o açaí movimenta a indústria de extrativismo e comercialização, segundo a pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM) do IBGE o Brasil produziu mais de 1,5 milhão de toneladas do fruto em 2018.

O Estado do Pará é o principal produtor contado com 95% da produção do açaí no Brasil, os municípios de Igarapé-Miri, Portel, Abaetetuba, Cametá e Breves, são os principais produtores, juntos produziram quase 1 milhão de toneladas.

A economia do açaí no Pará comporta mais de 50 empresas que comercializam o fruto para outros estados e países. Esse montante chega a injetar na economia paraense algo em torno de US$ 1,5 bilhão, segundo dados do Sindicado das Indústrias de Frutas e Derivados (SINDFRUTAS).

O açaí é o fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea) nativa da região Amazônica, o açaizeiro é uma árvore que pode chegar a atingir até 30 metros de altura e que prefere áreas úmidas, fato que faz com que a mesma cresça nas margens dos rios.

O açaí é uma pequena fruta arredondada, de coloração escura, variando entre o roxo e o preto, que possui um pequeno caroço e pouca polpa. O fruto é encontrado em cachos; cada tronco do açaizeiro produz até quatro cachos da fruta.

O açaí é rico em: Vitamina C/Vitamina B1/Vitamina B2/Vitamina B3/Vitamina E

Além disso, também tem alta concentração de: Cálcio/Potássio/Ácidos graxos/Ferro/Fonte de fibras.

Pesquisa Projeto Meios, uma organização de divulgação científica e consultoria, coordenada pelo Geógrafo pesquisador Esp. em Geoprocessamento Vitor Camacho.

Atuamos no compartilhamento de informações e opiniões, utilizando dos recursos digitais mais atuais e muitos mapas (geotecnologias). Estamos nas mais diversas áreas como: planejamento, meio ambiente, sociedade, agroecologia, biologia, geografia, geopolítica, arquitetura e geotecnologias.

Nosso contato é [email protected] e mídias sociais: @projetomeios (Facebook, Instagram e Twitter)

 

Comments

SEE ALSO ...