Eventos

Mais qualidade no cultivo de frutas

Solução para proteção de bananas produzidas em climas frios é desenvolvida pela Multinova com apoio da Braskem e da UNESP


Com 30 anos de atuação no mercado brasileiro, a gaúcha Multinova tem amplo portfólio de plásticos voltados à Fruticultura, como redes e mantas. Desta vez, a iniciativa de pesquisa e desenvolvimento foi focada na prevenção do chilling - dano fisiológico que ocorre em razão de baixas temperaturas - em bananas. "Em parceria com o campus de Registro da UNESP, chegamos em uma solução para proteção de bananas em regiões que atingem temperaturas abaixo de 15°, que podem sofrer alterações na aparência, na textura e no sabor por causa da friagem", explica Beatriz Mazziero, analista de Desenvolvimento de Mercado na Plastaforma Agro. Isso porque ocorre o escurecimento da casca em frutos sob efeito do chilling, o leva à perda de vendas, uma vez que as características físicas não atendem às exigências de mercado.

"A solução desenvolvida foi uma combinação de uma manta térmica de PE com um filme plástico azul também de PE  com um aditivo térmico que impede que os raios de onda longa  se dispersem de volta para o ambiente durante à noite", detalha Beatriz.

Essa solução protetora elevou em aproximadamente 6°C a temperatura ambiente dentro do cacho. Com esse desenvolvimento, os produtores de banana em regiões frias no Brasil obterão frutas de melhor qualidade em suas propriedades. *Conexão/Brasken-Janeiro/20.       

Comments

SEE ALSO ...