BASF comemora 25 anos do ecoflex, primeiro biopolímero PBAT do mundo
Há 25 anos a BASF lançou o primeiro biopolímero PBAT biodegradável e compostável do mundo. Atualmente ele é aplicado em diversos segmentos, principalmente embalagens, sacolinhas e mercado agrícola
- ecoflex®, lançado em 1998, o é o primeiro biopolímero biodegradável e compostável certificado disponível comercialmente no mercado
- As inovações em biopolímeros baseadas no ecoflex® ajudam a resolver muitos desafios no mercado de plásticos e favorecem a economia circular
A BASF comemora o 25º aniversário do biopolímero ecoflex® PBAT (polibutileno adipato tereftalato), o primeiro polímero biodegradável e compostável certificado do mundo. Ele foi introduzido no mercado de plásticos pela companhia em 1998 e, desde então, os clientes adotam o ecoflex® por sua alta qualidade e desempenho consistente. A BASF continuou a investir no produto e desenvolveu um portfólio de biopolímeros com uma ampla variedade de grades, que é insuperável no setor: inclui o ecoflex® F de base fóssil, bem como o ecoflex® FS e FG de base parcialmente biológica. Todos os grades de PBAT da BASF são certificados como compostáveis industrialmente de acordo com os padrões globais mais exigentes, incluindo EN 13432, AS4736 e ASTM 6400. Além disso, o ecoflex® também pode ser biodegradado por microrganismos em condições de compostagem doméstica e em solo agrícola (EN 17033).
O copoliéster da BASF é um dos poucos polímeros compostáveis certificados que atendem às exigências da regulamentação europeia de contato com alimentos e à Notificação de Substâncias em Contato com Alimentos da FDA dos EUA. ecoflex® também é o polímero base para os produtos certificados compostáveis ecovio®. Com capacidades de composição em todas as regiões, a BASF pode oferecer desempenho de material de primeira classe e serviços personalizados para apoiar os mercados globais de filmes, embalagens e agricultura.
Junto com o material ecoflex®, a BASF oferece aos clientes benefícios adicionais, incluindo excelente suporte regulatório, conformidade com as regulamentações da cadeia de suprimentos global e uma vasta experiência em desenvolvimento de aplicações. "Estamos orgulhosos de sermos os pioneiros no mercado de biopolímeros a pensar em soluções de economia circular quando o termo ainda não estava na boca de todo mundo", diz Marcel Philipp Barth, chefe de gerenciamento global de negócios de Biopolímeros da BASF: "Desde seu lançamento, há 25 anos, o ecoflex® tem proporcionado alta qualidade e desempenho consistente aos nossos clientes e possibilitado muitas aplicações compostáveis que estão no mercado hoje. Estamos ansiosos para continuar a moldar esse setor e apoiar nossos valiosos clientes e parceiros em todo o mundo. Como parceiro de confiança das principais marcas, com base no ecoflex®, desenvolvemos soluções de embalagem inovadoras que atendem às novas exigências do mercado. Por exemplo, em 2023, lançamos novos tipos de ecovio® que ampliam as opções de fim de vida útil para embalagens baseadas em papel, com certificação de compostabilidade doméstica e industrial".
O ecoflex® é um parceiro de mistura ideal para a produção de plásticos a partir de matérias-primas renováveis, como o ácido polilático (PLA) e o amido, o que possibilita muitas aplicações. Assim, o ecoflex® confere ao ecovio® propriedades especiais de material, como flexibilidade e resistência. Estudos mostram as vantagens do ecovio® para a produção, a embalagem e o prazo de validade dos alimentos, bem como para a coleta de resíduos alimentares. Essas vantagens se baseiam na biodegradabilidade certificada do material na compostagem comercial e doméstica, bem como no solo agrícola: o desperdício de alimentos é reduzido, os nutrientes são devolvidos ao solo por meio de maiores volumes de composto e evita-se o acúmulo de microplástico persistente no solo agrícola. Isso contribui para uma economia circular ao fechar o ciclo de nutrientes por meio da reciclagem de orgânicos.
Mais informações nos sites ecoflex e biopolímeros BASF.
Sobre a divisão de Materiais de Desempenho da BASF - A divisão de matéria de desempenho da BASF está na vanguarda da tão necessária transformação da sustentabilidade em plásticos. Nossos produtos são criados em conjunto com clientes em todo o mundo para trazer inovações para quatro grandes setores da indústria - transporte, bens de consumo, aplicações industriais e construção. Nossa P&D concentra-se em todos os estágios da jornada do plástico: Fabricar, Usar e Reciclar. A fase de FABRICAÇÃO consiste em melhorar a forma como os plásticos são fabricados, desde o design do produto até a escolha das matérias-primas e o próprio processo de fabricação. A fase de USO aprimora os pontos fortes dos plásticos, como leveza, robustez e resistência térmica. No final do ciclo de vida do produto, a fase RECICLAR analisa como fechar o ciclo para alcançar uma economia circular. Em 2022, a divisão de desempenho de materiais alcançou vendas globais de ? 8,5 bilhões. Participe da nossa jornada de plásticos em Plastics BASF.
Sobre a BASF - Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111.000 funcionários do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de ? 87,3 bilhões em 2022. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em BASF.
*GrupoBCWBrasil - Carlos Nascimento/Lígia Cerdeira - basfquimicos@maquinacohnwolfe.