tecnologia

Brasileiro assume direção geral da Microquimica Tradecorp após aquisição por grupo Europeu

Brasileiro assume direção geral da Microquimica Tradecorp após aquisição por grupo Europeu


A Microquimica Tradecorp, empresa que atua na produção e comercialização de biofertilizantes, fertilizantes foliares, inoculantes, adjuvantes e reguladores do crescimento vegetal, comemora em janeiro de 2020 o primeiro ano da fusão realizada após a aquisição da Microquimica pela Tradecorp, do Grupo Rovensa. E mesmo sendo a companhia agora parte integrante de uma holding com sede na Europa, coube a um brasileiro a missão de conduzir a empresa durante o processo de integração. Jorge Luís de Almeida foi o escolhido para assumir o cargo de Diretor Geral, ficando responsável pela conclusão da integração e todas as operações da unidade de negócio no Brasil.

Ao longo de 2019, Jorge Almeida conduziu ampliação da Fábrica de Biológicos em Monte Mor (SP), que recebeu investimento de US$ 1 mi, além de dar os primeiros passos para o processo de internacionalização do Vorax® Biofertilizante, primeiro biofertilizante registrado no Brasil, que representou o País durante a quarta edição do Congresso Mundial de Bioestimulantes, que aconteceu de 18 a 21 de novembro de 2019 em Barcelona, na Espanha.

O novo diretor está confiante e com boas expectativas para 2020. "Após o anúncio da aquisição da Microquimica pela Tradecorp, temos percebido um esforço conjunto de todos para fazer nossa operação mais eficiente e interessante para o mercado agrícola", afirma.

 Para Almeida, os investimentos em ampliação da unidade produtiva, marca, pesquisas e tecnologia são essenciais no momento. "Estamos nos preparando para novos desafios, pois além de crescer no Brasil, buscamos exportar a tecnologia desenvolvida aqui para o mercado internacional, utilizando a capilaridade que a Tradecorp construiu ao longo dos anos", conclui o executivo.

Jorge Luís de Almeida - Com duas faculdades no currículo (Ciências Contábeis e Administração de Empresas), Almeida entrou na então Microquimica no final de 81, ainda como prestador de serviço da área contábil. Poucos meses depois, a empresa passou por uma reestruturação societária e coube a ele o desafio de gerenciar a área Financeira e Contábil. O cenário do início da década de 80 não era animador para a economia do país, nem para a empresa que somava dificuldades e problemas de gestão.

Persistente e curioso, Jorge Almeida, junto aos sócios da companhia, executou um plano de contingência para enxugar as despesas, regularizar as dívidas e, com muitos aprendizados, reergueram a empresa em meados de 1994, quando foi promovido a diretor.

Entendendo a importância de processos e, principalmente, pessoas para um sucesso duradouro, a então Microquimica implementou na época processos de captação de profissionais com aderência à cultura da empresa. O foco era contratar pela cultura e não apenas pelo conhecimento técnico, buscando assim desenvolver os profissionais, zelando pela ética e constante busca de conhecimentos por meio de financiamento de estudos e pesquisas. Para Almeida, conseguir criar um clima em que os profissionais acreditassem e colocassem em prática os valores foi essencial para a solidez conquistada no mercado, o que culminou nesse importante momento de fusão a um grupo internacional do porte do Grupo Rovensa.

Jorge Almeida resume que investir em valores, pessoas e pesquisa é a chave do sucesso. "Vamos cada vez mais deixar nosso time a par dos novos produtos e das novidades. As ações de endomarketing serão essenciais para que todos saibam onde estamos e onde queremos chegar".

Sobre a Microquimica Tradecorp  -  A Microquimica Tradecorp é resultado da fusão das empresas, após aquisição da Microquimica pela Tradecorp, do Grupo Rovensa, uma holding com sede em Portugal, com atuação expressiva em Proteção de Cultivos, Nutrição de Plantas e Biocontrole.

A Microquimica Tradecorp é a primeira empresa no Brasil a obter o registro junto ao MAPA de um biofertilizante (conhecido no exterior como bioestimulante), para o produto Vorax®, após um extenso trabalho de pesquisa, em parceria com universidades e fundações, e também de tratativas com o órgão regulador.

Pioneira, disponibiliza desde 2015 um aplicativo gratuito de interpretação de análise de folhas, o CheckFolha® Mobile, que fornece um diagnóstico completo sobre a nutrição da planta e recomendações aos agricultores de ações corretivas.

Em busca de um desenvolvimento socioambiental, a Microquimica Tradecorp investe também em programas sustentáveis, como o processo de logística reversa, que possibilita a reciclagem de embalagens vazias por meio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), e como o apoio a instituições brasileiras de assistência à criança e ao adolescente, como o Centro Infantil Boldrini e a Fundação Abrinq. Para mais informações acesse os sites www.microquimica.com e www.tradecorpdobrasil.com.br

Comments

SEE ALSO ...