Tecnologia

FAO lança dois novos guias práticos para apoiar a conservação de plantas com contribuição de brasileiros

A iniciativa reforça a importância de esforços internacionais na conservação de recursos genéticos vegetais, fundamentais para a segurança alimentar e a sustentabilidade da agricultura


A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) desenvolveu dois novos guias práticos para apoiar a conservação ex situ de plantas em bancos de germoplasma. Os documentos apresentam orientações passo a passo para a rotina dos bancos de germoplasma de forma clara e sequencial, oferecendo apoio à tomada de decisões complexas, ao desenvolvimento de procedimentos operacionais padrão e à gestão
da qualidade, contribuindo, em última instância, para a manutenção de um sistema global de conservação da diversidade genética.

Os novos volumes tratam da conservação de espécies que produzem sementes não ortodoxas e da conservação por meio da criopreservação, somando-se à série já existente sobre conservação de sementes ortodoxas, bancos de germoplasma mantidos no campo e em culturas in vitro.

O desenvolvimento dos guias foi liderado pela Dra. Bonnie Furman (FAO), Dra. Gayle Volk (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e Dra. Fiona Hay (Universidade de Aarhus, Dinamarca). A liderança delas, somada às contribuições de um painel de especialistas internacionais representando diferentes regiões e áreas técnicas, assegurou que os documentos refletissem perspectivas globais e as melhores práticas. Após consultas realizadas no final de 2024, os documentos foram aprovados pelo Grupo de Trabalho Técnico Intergovernamental sobre Recursos Genéticos Vegetais e endossados para publicação pela Comissão de Recursos Genéticos para Alimentação e Agricultura, em março de 2025, antes do lançamento oficial em agosto de 2025.

Entre os especialistas que contribuíram estão os catarinenses Dr. Jean Carlos Bettoni e Dra. Neusa Steiner. Dr. Bettoni, natural de Videira (SC) e atualmente pesquisador do Instituto de Bioeconomia - Plant e Food Research, na Nova Zelândia, participou como especialista em criopreservação representando a região da Ásia-Pacífico. "Foi uma grande honra e privilégio contribuir com esse esforço global. Esses guias certamente vão apoiar muitos profissionais e instituições ao redor do mundo pelos próximos anos", destaca Bettoni. Dra. Steiner, é natural de Presidente Getúlio (SC), professora da UFSC por mais de 15 anos e atualmente diretora do Programa de Plantas Raras da Universidade do Hawaii, Estados Unidos, participou como especialista em sementes não ortodoxas de ecossistemas tropicais. Dra. Steiner ressalta que esta oportunidade foi um reconhecimento internacional da qualidade dos estudos que nós desenvolvemos. "Foi uma satisfação contribuir em ações concretas de proteção de espécies tropicais e, por consequência, do futuro da humanidade".

A iniciativa reforça a importância de esforços internacionais na conservação de recursos genéticos vegetais, fundamentais para a segurança alimentar e a sustentabilidade da agricultura. Para Steiner e Bettoni, a participação representa não apenas orgulho pessoal e reconhecimento profissional, mas também a oportunidade de integrar ciência, biodiversidade e inovação em um projeto global com impacto direto na preservação da diversidade genética e, consequentemente, na segurança alimentar global.

"Foi extremamente enriquecedor nos conectarmos com colaboradores de diferentes partes do mundo, referências em suas áreas. Esse trabalho colaborativo certamente trará benefícios duradouros para muitas pessoas por muitos anos", destacaram.

Os guias práticos sobre criopreservação e sementes não ortodoxas já estão disponíveis e podem ser baixados gratuitamente no site da FAO:

https://www.fao.org/cgrfa/news/news-detail/release-of-two-new-practical-guides-to-support-ex-situ-conservation-in-genebanks/en

 

 

Comments