Livro que celebra os 50 anos da Embrapa conquista Prêmio Jabuti Acadêmico

Em 359 páginas, a publicação destaca a diversidade e a relevância da produção de alimentos em nosso país e sua importância global, ressaltando a conexão com a produção científica brasileira

07/08/2024 15:33
Livro que celebra os 50 anos da Embrapa conquista Prêmio Jabuti Acadêmico

Brasil em 50 Alimentos, livro comemorativo dos 50 anos da Embrapa, foi premiado na primeira edição do Jabuti Acadêmico, na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição. A obra revela a origem, nutrientes, usos e chegada ao Brasil de 50 produtos que hoje são cultivados ou produzidos no País e o papel da ciência para melhorar a qualidade deles e atender aos mercados interno e externo. A cerimônia premiação foi realizada no dia 6 de agosto, em São Paulo, e contou com a presença do organizador do livro, Jorge Duarte, e da presidente da Embrapa, Silvia Masshurá. "Esse trabalho tem a participação de mais de 150 empregados da Embrapa. É um prêmio de todos", declarou Duarte.

Em 359 páginas, a publicação destaca a diversidade e a relevância da produção de alimentos em nosso país e sua importância global, ressaltando a conexão com a produção científica brasileira. Os alimentos foram escolhidos considerando sua importância econômica e social, e, particularmente, a contribuição da ciência brasileira em seu desenvolvimento. Cada alimento é apresentado em seis páginas com textos, gráficos, fotos e ilustrações. É feita sua descrição, apresentada a origem, curiosidades, nutrientes, usos e expansão geográfica. Uma seção visual traz os principais dados econômicos e sociais, incluindo informações sobre produtividade, produção, exportações e locais de produção. Um texto apresenta a trajetória da ciência por trás da evolução do alimento em terras brasileiras. Como acréscimo, apresenta seis produtos agrícolas em que a ciência brasileira também é destaque. O livro pode ser baixado gratuitamente no site da Embrapa

Embrapa participa em outros livros premiados - Outra obra premiada com o Jabuti Acadêmico tem como coautores pesquisadores e analistas da Embrapa. O livro Inseticidas botânicos no Brasil: aplicações, potencialidades e perspectivas recebeu o primeiro lugar na categoria Ciências Agrárias e Ciências Ambientais. Editado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), o livro tem entre seus autores: André Monteiro (Embrapa Acre), Anna Thais Gomes (Embrapa Florestas), Dori Nava (Embrapa Clima Temperado), Élio Guzzo (Embrapa Tabuleiros Costeiros), Fabio Macedo (Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa). Fernando Malavazi (Embrapa Acre), Murilo Fazolin (Embrapa Acre) e Rosa Miriam de Vasconcelos (Assessoria Jurídica da Embrapa).

Além desses, a publicação vencedora da categoria Química e Materiais, Eletrofiação e nanofibras: Fundamentos e aplicações, tem como coorganizador o pesquisador Daniel Corrêa, chefe-adunto de Pesquisa da Embrapa Instrumentação. Publicado pela editora Atena, o livro aborda aplicações das nanofibras eletrofiadas no desenvolvimento de tecnologias voltadas a diferentes setores como meio ambiente, alimentos, medicina, fotônica e energia. A organização é de Corrêa com a professora Luiza Amim Mercante, do Instituto de Química, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A obra de 532 páginas é gratuita e no formato acesso aberto (open access) contendo trabalhos de 77 autores atuantes em mais de 20 instituições de ensino e pesquisa (o livro pode ser baixado neste link).

 *Superintendência de Comunicação (Sucom) - (61) 99674 2212/(61) 3448 1516/1861 - imprensa@embrapa.br





Read more...