tecnologia

Método QuEChERS para as análises de pesticidas em uva

Para os produtores e exportadores de uva, o laboratório da Mérieux NutriSciences consegue analisar mais de 900 moléculas de agroquímicos


A utilização de agroquímicos auxilia na produção agrícola agindo diretamente no controle de pragas. Sem estes, a distribuição de alimentos seria diretamente prejudicada afetando, em um cenário mais amplo, toda a população mundial. Porém, a aplicação destes produtos pode deixar resíduos nos alimentos. Identificar e controlar esses resíduos é fundamental para garantir que os alimentos sejam consumidos com segurança.

A uva é uma das frutas mais consumidas no mundo, seja de forma in natura ou sendo base para diversos alimentos e bebidas. A legislação para resíduos de agroquímicos em uva varia de acordo com o país onde a fruta é consumida. Os limites máximos de resíduo (LMR) são diferentes e são calculados de acordo com o consumo do alimento no país e com a toxicidade do agroquímico. Dessa forma, para poder vender em diferentes mercados o produtor deve se atentar para que a aplicação não gere resíduos com valores maiores que o LMR permitido para o país de destino.

Para análise destes resíduos em uva é necessário um método capaz de extrair o maior número de agroquímicos presentes na amostra. O método QuEChERS (acrônimo para as palavras em inglês Quick, Easy, Cheap, Effective, Rugged, e Safe - rápido, fácil, barato, eficaz, robusto e seguro) provou ser eficaz para a análise de vários pesticidas em produtos agrícolas pois é capaz de extrair, aproximadamente, 600 agroquímicos em uma única extração.

A utilização de cromatografia acoplada a espectrometria de massas é a ferramenta mais utilizada para a detecção de resíduos de agroquímicos e possui sensibilidade suficiente para detectar os valores permitidos pelas legislações dos países.

Para os produtores e exportadores de uva, o laboratório da Mérieux NutriSciences consegue analisar mais de 900 moléculas de agroquímicos diferentes com segurança e confiabilidade analítica. * José Vinícius da Silva, PhD Gerente de Laboratório na Mérieux NutriSciences 

 

Comentários