Robô desenvolvido capaz de colher morangos escondidos sob folhas

Ao contrário de avanços anteriores, que se concentravam em morangos cultivados em estufas ou em sistemas de mesa, o robô é para campo aberto

09/09/2025 11:04
Robô desenvolvido capaz de colher morangos escondidos sob folhas

Uma equipe liderada pela Universidade Estadual de Washington (WSU) projetou um robô capaz de colher morangos escondidos sob a folhagem. O sistema combina visão com inteligência artificial, "dedos" de silicone macio e um ventilador que move suavemente as folhas para alcançar os frutos.

A universidade detalhou que testes realizados tanto em laboratório quanto em campo aberto mostraram que o robô detecta morangos corretamente 80% das vezes e consegue identificar se as frutas estão escondidas em 93% dos casos .

O desenvolvimento do robô, detalhado em um estudo publicado em julho no periódico Computers and Electronics in Agriculture, marca um passo em direção à viabilidade comercial da colheita robótica em campo aberto.

O autor principal, Zixuan He, concluiu o projeto como parte de seu doutorado no Departamento de Engenharia de Sistemas Biológicos da WSU antes de ingressar na Universidade de Aarhus, na Dinamarca, como pesquisador de pós-doutorado. Os coautores incluem Manoj Karkee, ex-professor da WSU especializado em automação agrícola, e Qin Zhang, professor emérito e ex-diretor do Centro de Sistemas e Automação Agrícola de Precisão da WSU. 

Um robô que busca fazer a diferença na colheita de morango - Ao contrário de avanços anteriores, que se concentravam em morangos cultivados em estufas ou em sistemas de mesa, o robô da WSU é adaptado para condições de campo aberto . O dispositivo, um carrinho de quatro rodas com plataforma computadorizada, se move ao longo da fileira de morangos e usa um sistema de visão de inteligência artificial para localizar os frutos.

?Temos uma câmera 3D que captura duas imagens: uma colorida e uma de profundidade?, explicou Zixuan He à WSU. ?Depois, usamos um modelo de aprendizado de máquina para identificar o morango com base em suas características e informações de profundidade, determinando assim sua localização exata.?

O robô calcula como os braços robóticos e as pinças devem se aproximar e agarrar a fruta. Uma de suas principais inovações é o sistema de ventiladores, que gera correntes de ar para mover as folhas e permitir que as pinças alcancem a fruta.

Em testes sem ventiladores, os robôs colheram 58% dos morangos maduros; com ventiladores, a eficiência subiu para 74%.

Embora a tecnologia ainda precise de melhorias em velocidade e eficiência ? o robô levou em média 20 segundos para identificar e colher um morango ? os pesquisadores acreditam que esse sistema também pode ser aplicado a outras culturas com problemas de entupimento, como uvas. *Matéria do PortalFrutícola - 09/09/2025. 

?Por enquanto, não substituirá completamente o trabalho manual, mas pode ser um complemento muito promissor quando não houver gente suficiente na área?, concluiu.