Artigos Técnicos

Manejo da cor vermelha dos frutos da macieira

O pigmento responsável pelo desenvolvimento da coloração vermelha é a antocianina a qual apresenta dois momentos em seu desenvolvimento, após a floração,


No Brasil mais de 90% da produção de maçã são de cultivares de epiderme vermelha, representadas pelas cultivares do grupo Gala, Fuji e em menor escala Eva. O mercado brasileiro até o presente momento dá preferência por frutos de coloração vermelha e vermelhas estriadas, o que influencia no valor comercial, pois uma fruta com menos de 30% de vermelho não é aceita como Cat 1, baixando o valor comercial. Afora o fator genético da cultivar, as condições climática, entre elas a luz e temperatura, influência no desenvolvimento da coloração vermelha dos frutos da macieira. Também os aspectos de manejo da planta, como porta enxerto, sistemas de condução e até mesmo os aspectos nutricionais podem ter influência no desenvolvimento da coloração vermelha.

O pigmento responsável pelo desenvolvimento da coloração vermelha é a antocianina a qual apresenta dois momentos em seu desenvolvimento, após a floração, quando os frutos iniciam a multiplicação celular, porém esta não se acumula e o segundo período é na pré-colheita, 30 a 45 dias antes da maturação dos frutos. Dependendo do ano e da região há limitações para o desenvolvimento da cor vermelha devido as condições climáticas onde se destaca altas temperaturas noturnas e pequena amplitude térmica, são desfavoráveis para a síntese de antocianina.

As temperaturas diurnas em torno de 25 graus e as noturnas de 10 graus favorecem o desenvolvimento de antocianina. Normalmente as regiões de maior altitude (1.200 m) apresentam estas condições o que favorece a coloração nestas regiões. Também deve ser considerada a cultivar, em que as precoces muitas vezes tem mais dificuldades de adquirirem a cor vermelha devido as altas temperaturas noturnas na pré-colheita, embora parte seja compensada pela maior luminosidade. Conhecendo-se as condições ambientais e do pomar algumas medidas podem ser tomadas entre 40 a 60 dias antes da maturação dos frutos. Entre as medidas que podem ser postas em prática está a poda verde e a aplicação de reguladores de crescimento e bioestimulantes. A poda verde vai depender do porta enxerto e sistema de condução onde os porta-enxertos vigorosos normalmente deve ser mais intensa e acompanhada do arqueamento dos ramos. Devemos observar as condições climáticas, pois em períodos de altas temperaturas e insolação a poda verde pode favorecer a incidência de danos de sol nos frutos, para o que recomenda-se uma poda menos intensa evitando deixar os frutos expostos aos raios solares.

Em condições desfavoráveis principalmente altas temperaturas noturnas 30 a 60 dias antes da colheita, pode-se aumentar o percentual da epiderme dos frutos com a coloração vermelha com o uso de reguladores de crescimento ou bioestimulantes. O uso de reguladores de crescimento e bioestimulantes vem se intensificando nos últimos anos com resultados promissores, quando bem utilizados. Entre os reguladores de crescimento o Ethephon (Ethrel) melhoram significativamente a coloração vermelha dos frutos quando aplidado de 7 a 30 dias antes da colheita, em duas aplicações, porém apresenta o inconveniente de acelerar a maturação dos frutos, pois libera etileno e reduz a firmeza do frutos, com o que não se recomenda sua aplicação em frutos para armazenagem superior a 3 meses. Os bioestimulantes à base de extratos de algas e vegetais, aminoácidos e fertilizantes foliares à base de potássio e boro tem mostrado efeitos positivos no aumento da coloração vermelha dos frutos de maçã. Entre os que se destacam em experimentos realizados nos últimos anos estão o Potassio Biobis K, Mover, Sunred os quais demonstram um aumento de 15 a 20% dos frutos com mais de 80% de cor vermelha em relação ao controle, sem aplicação. Destaca-se que os bioestimulantes podem também aumentar o tamanho dos frutos quando aplicados 30 a 45 dias antes da maturação.

Embora mostre eficiência sua utilização deve ser acompanhada das condições ambientais, principalmente temperaturas, e manejo da planta, para se obter máxima eficiência.

*José Luiz Petri - Professor UIARP - Curso de Agronomia - [email protected]

Foto 1 - Frutos sem tratamento e com tratamento de Ethrel

Foto 2 - Frutos sem tratamentos e com tratamento de diversos bioestimulantes, mostrando o efeito na cor vermelha dos frutos

Comentários