Chapecó sediou, nos dias 28 e 29 de junho, a primeira edição do Simpósio de Fruticultura da Região Sul, o 1° Frusul. O objetivo do evento foi proporcionar ao público, pesquisadores, estudantes, agricultores e participantes da cadeia de produção de frutas, um espaço de discussão e aprimoramento em assuntos relacionados a fruticultura praticada na região Sul do Brasil.
Essa atividade tem sido uma opção para a agricultura familiar da região, o que se observa pela participação de profissionais envolvidos com a cadeia de produção de frutas no evento. O Simpósio contou com 279 participantes, sendo 49 agricultores, 157 estudantes e os demais pesquisadores, professores universitários, extensionistas rurais e público em geral. Dentre os temas abordados, destacam-se a propagação e produção de mudas, fitossanidade, técnicas de manejo, nutrição, industrialização e conservação de frutas. Um diferencial do evento foi a participação de agricultores como palestrantes, contando sua experiência.
O simpósio contou a apresentação de 96 resumos na forma de pôster, sendo que seis deles foram escolhidos pela comissão científica para apresentação oral. As palestras e os anais estão disponíveis na página oficial do evento. Os trabalhos acadêmicos e científicos submetidos estão disponíveis para consulta neste site.
Participaram também da abertura do evento autoridades como reitores de universidades da região e presidentes de associações de produção de frutas. Estavam também presentes o diretor de Pesquisa da Epagri, Luiz Antônio Palladini, e o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.