Abrafrutas celebra 10 anos de história ao promover a fruticultura brasileira no mundo

Uma década de conquistas, exportações históricas e compromisso com a sustentabilidade

18/11/2024 17:56
Abrafrutas celebra 10 anos de história ao promover a fruticultura brasileira no mundo

Em 2024, a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) comemora uma década de atuação na defesa, promoção e fortalecimento da fruticultura nacional. Desde sua fundação, em 2014, a Abrafrutas tem sido uma força motriz para o setor, unindo produtores e exportadores em torno de um objetivo comum: levar as frutas brasileiras para o mundo e consolidar o Brasil como um dos maiores fornecedores globais.

Nos últimos 10 anos, a Abrafrutas estabeleceu parcerias estratégicas com instituições de peso, como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Frente Parlamentar de Apoio à Agropecuária (FPA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Essas alianças foram cruciais para o sucesso dos projetos que impulsionaram a abertura de novos mercados internacionais e para a promoção de práticas mais sustentáveis e inovadoras no setor. Uma das grandes conquistas desses anos foi o marco histórico alcançado em 2021, quando a Abrafrutas celebrou o primeiro bilhão de dólares em exportações de frutas brasileiras. Esse resultado reflete o crescimento contínuo da fruticultura brasileira e a demanda internacional pela qualidade de nossos produtos.

"Estamos celebrando uma década de sucesso e de muito trabalho. Desde o início, nosso foco sempre foi fortalecer a cadeia produtiva da fruticultura e abrir portas no mercado internacional. Graças às parcerias que firmamos e ao empenho dos nossos associados, o Brasil hoje é reconhecido pela qualidade de suas frutas e pela capacidade de abastecer o mercado global o ano inteiro," afirma o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho. 

Entre os projetos de destaque está o Projeto Frutas do Brasil, em parceria com a ApexBrasil, que ampliou a visibilidade das frutas brasileiras em feiras internacionais e promoveu oportunidades de negócios em mercados estratégicos. Além disso, a Abrafrutas tem liderado iniciativas voltadas para a sustentabilidade e boas práticas ambientais, com ênfase em questões de ESG (ambiental, social e de governança), focando em uma produção mais sustentável e com menos impacto ambiental.

Segundo a diretora de ESG da Abrafrutas, Priscilla Nasrallah, o atual projeto de ESG representa um avanço significativo para o setor: "O compromisso da Abrafrutas com a sustentabilidade é cada vez maior. Temos trabalhado para garantir que a produção de frutas brasileiras siga os mais altos padrões de responsabilidade ambiental e social. Nosso objetivo é continuar fomentando boas práticas, levando em consideração o bem-estar dos trabalhadores, a preservação do meio ambiente e a governança eficiente", explica a diretora de ESG.

O diretor institucional e sócio fundador da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, que também foi o primeiro presidente da instituição, destaca o crescimento exponencial da entidade ao longo dessa década: "Quando fundamos a Abrafrutas, nossa visão era unir forças para dar visibilidade ao setor. Hoje, com o apoio de grandes parceiros, conseguimos colocar o Brasil no centro da fruticultura mundial e gerar oportunidades para pequenos, médios e grandes produtores", disse Barcelos.

Para produtor de manga, Paulo Dantas, da empresa associada Agrodan, o apoio da Abrafrutas foi essencial para expandir a exportações de frutas. "A Abrafrutas nos deu acesso a mercados internacionais, por meio da participação de feiras, rodadas de negócios e outros meios que nos possibilitaram aumentar nosso networking de forma a expandir nossas negociações, além do apoio institucional e nos desafios do nosso dia a dia. Isso fez toda a diferença para o crescimento do meu negócio e de muitos outros produtores".

Com uma trajetória marcada por grandes realizações, a Abrafrutas irá celebrar seus 10 anos no próximo dia 21 de novembro, com uma festa especial. O evento reunirá diversas pessoas que foram fundamentais para construir e fortalecer a trajetória da associação, incluindo membros, parceiros e autoridades que contribuíram para o sucesso e o crescimento da entidade ao longo dos anos. O evento contará também com a presença de entidades parceiras que apoiaram e ajudaram a entidade abrir novos caminhos para o setor de frutas no Brasil. Segundo o presidente da Associação, será um momento de homenagem, união e agradecimento a todos que fazem da Abrafrutas uma referência nacional.

Abrafrutas reforça compromisso com ESG com assinatura do Pacto Nacional pelo Trabalho Decente

A Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), representada pelo presidente Guilherme Coelho, esteve reunida com os ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para oficializar a participação da fruticultura brasileira no Pacto Nacional pelo Trabalho Decente no Meio Rural. A cerimônia de assinatura aconteceu nesta quarta-feira (13) no auditório da Codevasf, em Petrolina-PE.

Esse pacto, instituído pelo Decreto no 12.064, de 17 de junho de 2024, marca mais um passo da Abrafrutas em sua estratégia de ESG, com destaque para as questões sociais, ao promover melhores condições de trabalho no setor.

A associação está comprometida em incentivar o setor a garantir um ambiente de trabalho justo e digno para os trabalhadores rurais. No caso dos safristas, busca assegurar, de acordo com as regras, que possam ser formalmente contratados sem perder benefícios governamentais, como o Bolsa Família.

?O déficit de mão de obra é um desafio que enfrentamos, e é essencial que os beneficiários do Bolsa Família conheçam os critérios que permitem sua contratação como safristas. Essa inclusão é vital para o desenvolvimento da fruticultura,? afirmou Guilherme Coelho.

Para o ministro Carlos Fávaro, valorizar e respeitar a dignidade dos trabalhadores é essencial para a expansão sustentável do agronegócio no mercado internacional.?O mundo quer consumir produtos que respeitem o meio ambiente e as pessoas. Esse pacto foi construído com diálogo e cidadania. Os trabalhadores são o maior ativo de qualquer empresa,? destacou. Já o ministro Luiz Marinho enfatizou o objetivo do pacto em erradicar o trabalho degradante, garantindo condições dignas e remuneração justa para todos.

?Nossa missão é que, em todos os setores e regiões do Brasil, tenhamos trabalho decente,? afirmou.

Compromisso com os beneficiários do Bolsa Família - O pacto promove a formalização das relações de trabalho, permitindo que beneficiários do Bolsa Família sejam contratados como safristas, ampliando assim as oportunidades de renda para essas famílias, com orientação sobre os critérios para que o benefício seja mantido.

Reuniões com o setor e próximos passos - Além da cerimônia, os ministros participaram de reuniões com produtores e representantes da fruticultura para discutir desafios como o controle de pragas e a logística portuária. Esse encontro reflete o compromisso da Abrafrutas e do governo em unir esforços para impulsionar o setor com responsabilidade social e ambiental.

Sobre a Abrafrutas: A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) comemora, em 2024, uma década de dedicação à fruticultura nacional, consolidando-se como a principal instituição representativa do setor no Brasil. Fundada em 2014, a Abrafrutas é uma entidade sem fins lucrativos comprometida em promover e defender a fruticultura brasileira no mercado global. Com cerca de 80 associados, a maioria deles produtores e exportadores de frutas e derivados, a Associação representa aproximadamente 70% das frutas brasileiras exportadas.

Ao longo desses dez anos, a Abrafrutas se destacou pela sua missão de representar os interesses coletivos da fruticultura junto ao governo e a entidades públicas e privadas, com foco em áreas fundamentais como pesquisa, produção, logística, promoção e comercialização de frutas frescas, polpas e sucos. Sua rede de associados inclui produtores, cooperativas, associações regionais de frutas, empresas exportadoras, fornecedores de embalagens e insumos,certificadoras, operadores logísticos e tradings.

A Abrafrutas mantém também uma parceria estratégica com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio do projeto Frutas do Brasil, visando ampliar a presença das frutas brasileiras no mercado internacional. Ao longo de sua trajetória, a Associação tem sido um pilar fundamental no fortalecimento da fruticultura nacional, contribuindo para a sua visibilidade e crescimento global.

*Contato para Imprensa: Telma Martes/Telefone: 61.99380-3740/email: telma.martes@abrafrutas.org





Read more...