Canal do Panamá aliviará restrições a partir de janeiro

Aproximadamente 3% do volume do comércio marítimo mundial passa pelo Canal do Panamá

24/12/2023 17:41
Canal do Panamá aliviará restrições a partir de janeiro

Na sequência das restrições impostas em maio devido à seca, que reduziu os trânsitos diários e a capacidade dos navios, a Autoridade do Canal do Panamá (ACP) anunciou no dia 15 de dezembro que aumentará o número de trânsitos diários para 24 a partir de janeiro.

Isto deve-se ao facto de as precipitações e os níveis dos lagos em Novembro terem sido melhores do que o esperado, juntamente com os resultados positivos das medidas de poupança de água do Canal.

Além disso, o Canal do Panamá permitirá um slot de reserva por cliente e data, com algumas exceções para slots oferecidos a navios concorrentes através do sistema de reservas.

Estas medidas permitem que a maioria dos navios que pretendem transitar pelo Canal tenham mais hipóteses de obter uma reserva.

Atualmente transitam diariamente 22 navios, divididos em 6 Neopanamax e 16 Panamax. Esta restrição responde aos desafios colocados pelo estado atual do Lago Gatún, que regista níveis de água invulgarmente baixos para esta época do ano devido à seca induzida pelo fenómeno El Niño.

O canal é abastecido por dois lagos próximos que receberam 50% menos chuva do que o normal entre fevereiro e abril.

Com isto, 2023 tornou-se o segundo ano mais seco na história registada da bacia do Canal do Panamá, levando à implementação de uma estratégia operacional focada na conservação da água e na fiabilidade do trânsito.

Aproximadamente 3% do volume do comércio marítimo mundial passa pelo Canal do Panamá. Mais de 50% da tonelagem que navega pela passagem marítima provém da rota comercial que liga a Costa Leste dos EUA à Ásia, seguida pelas rotas da América do Sul e Central. Os produtos agrícolas estão entre as principais mercadorias transportadas pelo canal. *PortalFruticola





Read more...