Eventos

Codevasf realiza licitação para cessão de 17 lotes agrícolas em Petrolina (PE)

A região tem forte presença de atividade agrícola e a expectativa é que as áreas recebam cultivo de produtos já tradicionais em Petrolina, como manga, uva, coco, acerola e goiaba


A licitação encerra cessões de lotes rurais na região do Pontal Sul, iniciadas em 2018. O processo tem potencial de geração de emprego de 14 mil vagas no agronegócio pernambucano - A Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) receberá propostas no dia 1º de fevereiro para a cessão de 17 lotes empresariais voltados à implantação de empreendimentos de agricultura irrigada na área Sul do Projeto Público de Irrigação Pontal, situado em Petrolina (PE). A licitação será presencial, atendendo ao modelo de maior oferta, e poderão participar do certame pessoas físicas e jurídicas que atendam às exigências do edital. 

Codevasf realiza licitação para cessão de 17 lotes agrícolas em Petrolina (PE) 2.jpegAs ofertas serão recebidas no auditório da 3ª Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina, Rua Presidente Dutra, nº 160, Centro, no dia 1º de fevereiro de 2022, das 9h às 12h, horário de Brasília. A abertura das propostas acontecerá nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2022, das 9h às 11h e das 14h às 17h, também no horário de Brasília.

A região tem forte presença de atividade agrícola e a expectativa é que as áreas recebam cultivo de produtos já tradicionais em Petrolina, como manga, uva, coco, acerola e goiaba. As cessões do Pontal Sul tiveram início em 2018, quando foram licitados 299 lotes familiares e 20 empresariais.

O superintendente da Codevasf em Petrolina, Aurivalter Cordeiro, destaca que, com a licitação dos lotes restantes do Pontal Sul, a Codevasf conclui a ocupação da área, garantindo produtividade e geração de emprego e renda. "Estamos concluindo as licitações de ocupação do Pontal Sul, que tem 3,5 mil hectares de extensão. Essa etapa final vai garantir a geração de 14 mil empregos diretos em toda extensão do Pontal. Em todos os perímetros irrigados por ações da Codevasf, em Petrolina (Projeto Nilo Coelho, área Maria Tereza, Bebedouro e Projeto Pontal), o potencial de geração de empregos pode chegar a gerar 60 mil vagas no agronegócio pernambucano", afirma.

Foram investidos na área Sul do Projeto de Irrigação Pontal R$ 335 milhões desde a implantação até a conclusão das obras. A área tem como principais estruturas um canal de aproximação, três estações de bombeamento, sendo uma de captação e duas elevatórias, 63 quilômetros de canais de irrigação, 10 quilômetros de condutos forçados e três subestações de força, além de 67 Km de estradas pavimentadas e 34 Km de estradas vicinais.

A região possui infraestrutura logística estabelecida para exportação, com acesso facilitado a portos e estradas em boas condições. Além disso, o aeroporto de Petrolina está a 40 quilômetros do Pontal e recebe aviões cargueiros para exportação.

O edital encontra-se disponível no site da Codevasf - www.codevasf.gov.br - e também pode ser retirado diretamente na Secretaria Regional de Licitações, na sede da Codevasf em Petrolina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. É preciso levar pendrive para gravação do documento. Mais informações: (87) 3866-7722 e (87) 3366-7742.

*Thiago Brandão - Assessoria de Comunicação | Codevasf - (61) 2028-4442

Comments