Dia de campo sobre a goiabeira serrana (Acca sellowiana)

Segundo a coordenadora do Dia de Campo, a pesquisadora Marlise Nara Ciotta, esse evento foi uma oportunidade para os produtores e técnicos conhecerem

06/04/2016 00:00
Dia de campo sobre a goiabeira serrana (Acca sellowiana)

Foi realizado neste dia 31 de março, o Dia de campo sobre a goiabeira serrana, na Estação Experimental da Epagri de São Joaquim. O evento contou com a importante participação de mais de 40 pessoas entre fruticultores, técnicos professores e estudantes envolvidos com a cultura na região.

O objetivo foi destacar a importância do cultivo de goiaba serrana, seus usos e potencialidades, bem como apresentação das cultivares já lançadas pela Epagri/UFSC, e resultados de pesquisa nas áreas de adubação do solo/nutrição de plantas e controle de pragas. A programação foi apresentada pelos pesquisadores da Epagri, Dra. Marlise Nara Ciotta e Dr. Cristiano Arioli, e pela pesquisadora da UFSC (Campus Curitibanos), Dra. Karine Louise dos Santos.

O evento foi organizado em três fases a primeira com apresentação dos trabalhos de pesquisa com a cultura realizado na Estação, no segundo uma degustação da variedades já registradas pela Epagri e UfSC e a terceira com visitação a área demonstrativas das cultivares já em produção.

O Gerente da Estação Eng. Agr. Marcelo Cruz de Liz, comentou da importância da cultura para região, de forma que é uma espécie muito adaptada pelo fato de ser originária e nativa das matas da região, com grande potencial para ser explorada comercialmente nas pequenas propriedades, principalmente para os fruticultores familiares, com baixo custo de produção e boa rentabilidade econômica, proporcionando mais uma alternativa de renda no meio rural.

A primeira palestra explanou-se sobre a importância da adubação na cultura com apresentação de resultados de pesquisa  com uso de calagem e níveis de nitrogênio, fósforo e potássio, mostrando a resposta da cultura em termos produtivos com uso correto da correção do solo o que já mostram respostas significativas e adubação do solo, mostrando melhor produção e melhor níveis dos nutrientes nas folhas e frutos.

Na segunda comentou-se sobre a origem e as características agronômicas e potencial produtivo das cultivares  registradas que são: Alcântara, Helena, Matos e Nonante e por último se falou sobre as principais pragas que são a Mosca das Frutas e Gorgulho das Frutas suas importãcia, característica, ciclo de vida  e as alternativas de controle através de iscas tóxicas,controle massal, ensacamento de frutos e controle químico, bem como    o correto  manejo cultural e fitotécnico da cultura, a qual  há uma resposta muito  boa em termos produtivos com uma poda correta e raleio  realizado na época certa.

Em seguida, os participantes puderam degustar as frutas, oportunidade para conhecer as caraterísticas de cada cultivar. Por fim, igualmente importante, houve a visitação dos experimentos conduzidos a campo.

Segundo a coordenadora do Dia de Campo, a pesquisadora Marlise Nara Ciotta, esse evento foi uma oportunidade para os produtores e técnicos conhecerem os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela Epagri de São Joaquim com a goiabeira serrana, bem como, trocar informações sobre essa cultura que ainda é incipiente mas apresenta grande potencial de cultivo, por ser nativa da região.

Maiores informações Pesquisadora Marlise Ciotta no e-mail marlise@epagri.sc.gov.br

Fones: 32338448/8423 Epagri- Estação Experimental de São Joaquim.

 

 





Read more...