Produtores e colaboradores da cooperativa Frutas de Ouro participam de missão internacional na Itália

O objetivo da missão foi apresentar aos produtores brasileiros técnicas modernas de produção, inovações tecnológicas nos pomares e novas variedades em potencial, inspirando o avanço da fruticultura nacional

23/11/2024 13:59
Produtores e colaboradores da cooperativa Frutas de Ouro participam de missão internacional na Itália

A Cooperativa Agrícola Frutas de Ouro, em parceria com o Sebrae-SC, realizou entre os dias 16 e 23 de novembro, uma missão internacional que levou produtores e colaboradores à principal região produtora de maçãs do norte da Itália. A iniciativa contou com o apoio do vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SC, Marcos Pagani, e do gerente de competitividade da entidade, Roberto Tavares. Durante a viagem, o grupo também participou da Interpoma, a maior e mais importante feira mundial do setor de maçãs.

A programação incluiu visitas a renomadas instituições de pesquisa, como Laimburg e Instituto San Michele, além da Universidade de Bolzano. Os participantes conheceram pomares de maçãs, unidades de processamento (packing-houses) das cooperativas Melinda e La Trentina, e a estrutura de grandes consórcios como Sudtirol, que reúne as cooperativas VOG (com 4.600 produtores) e VIP (com 1.700 produtores).

Na Itália, a produção nacional de maçãs gira em torno de 2 milhões de toneladas por ano, concentrando-se no norte do País. Pequenos produtores, organizados em cooperativas, formam grandes empresas responsáveis por armazenagem, processamento, classificação e comercialização, tanto para o mercado interno quanto para exportação. Entre os destaques das cooperativas italianas estão as iniciativas sustentáveis, como a redução no consumo de energia e água, estímulo à produção orgânica e o cultivo de variedades resistentes à doenças, diminuindo o uso de defensivos agrícolas.

Na Interpoma, o grupo teve acesso a tecnologias de ponta, equipamentos modernos e tendências em variedades e porta-enxertos. Variedades resistentes à doenças, como Opal, Magic Star, Red Love e Kissabel, ganharam destaque na feira, assim como as chamadas ?variedades clube?, reconhecidas por sabor e aparência diferenciados, como Jazz, Envy, Kanzi e Cosmic Crisp. *SJonline

Viagem Técnica - Nas empresas visitadas o grupo presenciou a preocupação das cooperativas por uma agricultura e processos de classificação sustentáveis com economia de recursos naturais, principalmente economia de energia e de água, além de estímulos para produção de maçãs orgânicas, e convencionais utilizando cada vez mais variedades resistentes à doenças, buscando diminuir o uso dos defensivos agricolas, 

?Na feira pudemos conhecer muitas tecnologias, máquinas, equipamentos, além de conhecer as tendências de porta-enxertos e variedades que estão sendo lançadas e estimuladas o plantio na Europa. Variedades resistentes à sarna tem destaque e o marketing na feira como Opal, Bloss, Magic Star, Eed Love, Kissabel, além das ?variedades clube? de sabor e aparência muito atrativos  como Tessa, Evelina, Morgana, Kanzi, Ambrosia, Jazz, Envy, Cosmic Crisp etc?, declarou um dos participantes na feira italiana.

O objetivo da missão foi apresentar aos produtores modernas técnicas de produção, inovação tecnológica nos pomares, além de conhecer novas variedades potenciais que estão sendo cultivadas na Itália e na Europa.

A Italia é um grande produtor de maçãs e tem participado do mercado brasileiro através da exportação. A presença no Brasil de maçãs italianas tem crescido nos últimos anos, principalmente nestas últimas duas safras onde a produção nacional teve redução em função das condições climáticas adversas nas regiões produtoras.

 





Read more...