Eventos

WCO: Limões e laranjas impulsionarão o crescimento de citros no hemisfério Sul em 2022

Limões e laranjas impulsionarão o crescimento cítrico do hemisfério sul este ano, enquanto a produção de toranjas e cítricos permanecerá estável


De acordo com dados apresentados pela Organização Mundial de Citros (OMA) em sua assembléia geral, a produção de citros deverá aumentar 4,9% em relação a 2021, atingindo 24,8 milhões de toneladas. As exportações também devem subir para 4,1 milhões de toneladas, 4,9% acima da temporada anterior.

Eric Imbert, CIRAD, da Secretaria Técnica da OMA, indicou: "A exportação de frutas cítricas do Hemisfério Sul continua crescendo, especialmente limões. O Hemisfério Sul representa hoje 27% do mercado mundial de cítricos".

Na mesma linha, a entidade projeta que a produção de limões crescerá 8,3%, atingindo 4,7 milhões de toneladas no total. Da mesma forma, a produção de laranja deverá aumentar 5% em relação a 2021, atingindo 16,6 milhões de toneladas.  Por outro lado, a produção de citrinos deverá manter-se estável (-0,1 por cento, 3 milhões de toneladas no total), enquanto a produção de toranja deverá diminuir ligeiramente (-0,6 por cento face a 2021, até 436.000 toneladas).

Além disso, um total de 13,2 milhões de toneladas de citros deverá ir para o mercado de sucos, o que representa um aumento de 8,3% em relação ao ano passado.

A projeção da entidade é baseada em informações fornecidas pelas associações industriais membros da Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Peru, África do Sul e Uruguai.

Além das atualizações sobre o desenvolvimento do mercado citrícola, a Assembleia Geral também viu a reeleição da África do Sul, representada pela Associação de Citricultores, e da Espanha, representada pela Ailimpo, para liderar a organização por um segundo mandato de dois anos.

Na reunião, Philippe Binard, secretário-geral da OMA, observou: "Após o surto da pandemia de Covid-19, foi observada uma tendência positiva na demanda do consumidor por frutas e legumes, principalmente cítricos. , amplamente reconhecido por sua alta valor nutricional, principalmente em relação ao teor de vitamina C. O grande volume disponível é uma boa notícia, pois nos permitirá atender a essa demanda crescente." *PortalFrutícola

 

Comentários