Construção de abrigos vai incrementar produção orgânica em São Joaquim

A implantação dos abrigos é importante porque minimiza os efeitos das intempéries climáticas, principalmente o excesso de chuvas e as estiagens

04/06/2016 00:00
Construção de abrigos vai incrementar produção orgânica em São Joaquim

Teve início mais uma etapa do projeto estruturante, financiado pelo Programa SC Rural, para ampliação e qualificação da produção de olerícolas orgânicas para comercialização coletiva. O projeto envolve 10 famílias de São Joaquim e Urupema, sócias da Cooperativa Ecológica de Agricultores e Consumidores de São Joaquim e Região (Econeve).

A abertura dessa etapa foi marcada por uma oficina, na Comunidade de Santa Isabel, em São Joaquim, sobre construção de abrigo modelo túnel alto em plástico (estufa) com irrigação por gotejamento, para a produção de mudas e hortaliças no cultivo orgânico. A implantação dos abrigos é importante porque minimiza os efeitos das intempéries climáticas, principalmente o excesso de chuvas e as estiagens. Assim, fica muito mais fácil o controle de pragas e doenças, o que contribui para a qualidade final dos produtos.

O Projeto prevê a construção de 25 túneis, com irrigação por gotejamento, onde serão cultivadas mudas de hortaliças orgânicas e produzidos tomate, pimentão, pepino, abobrinha, entre outras olerícolas. Também serão construídos 20 túneis baixos para o cultivo de morango e adquiridos implementos. Por fim, o projeto prevê a construção de sistemas de captação de água da chuva. O investimento é de RS 90 mil, metade proveniente do Programa SC Rural e o restante dado como contrapartida pelos agricultores.

A oficina foi realizada na propriedade de Nilson Muniz Neto e sua esposa Raquel A. Souza. O casal espera poder melhorar a renda familiar em pequenas áreas de cultivo e fornecer produtos orgânicos de qualidade para a sociedade. A produção será comercializada para escolas municipais de São Joaquim e Urupema e no mercado da Grande Florianópolis.

Os trabalhos de elaboração e acompanhamento do projeto estruturante foram realizados pelo engenheiro-agrônomo Fábio Anderson, facilitador do Programa SC Rural, pela técnica agrícola Taciane Spolti, agente de extensão rural do Governo Federal e pelo técnico agrícola Carlos Magno de Almeida, extensionista da Epagri em São Joaquim. Deram apoio a equipe da Gerência Regional da Epagri em São Joaquim e os profissionais da Epagri na região de Lages, engenheiros-agrônomos Luiz Saulo Poffo Lider e Aziz Abou Hatem. Também atuou como apoiador o engenheiro-agrônomo Antônio Edú Arruda, aposentado da Epagri.

Mais www.epagri.sc.gov.br

A implantação dos abrigos é importante porque minimiza os efeitos das intempéries climáticas, principalmente o excesso de chuvas e as estiagens. Assim, fica muito mais fácil o controle de pragas e doenças, o que contribui para a qualidade final dos produtos. Mais ?#?aquitemEpagri ?#?orgânicos ?#?SãoJoaquim

 

 





Read more...