Cultivar de pera desenvolvida em Caçador vai entrar no mercado em breve

Este é o primeiro cultivar de pera do tipo japonesa criada no Brasil

07/04/2016 00:00
Cultivar de pera desenvolvida em Caçador vai entrar no mercado em breve

Após 17 anos de estudo uma nova cultivar de pera pode em breve entrar no mercado. Com o nome de Carolina, ela foi desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri de Caçador, sendo a primeira cultivar do tipo japonesa a ser criada no Brasil. Durante o período de estudo foi realizado todo um processo de cruzamento, seleções e avaliações para que agora ela possa entrar no mercado para ser comercializada.

O pesquisador Ivan Faoro, que trabalhou no desenvolvimento da fruta relata a qualidade encontrada na pera Carolina. "Ela é excelente, em termos de comparativo existe outra pera japonesa plantada e o fruto da Carolina, no caso ele é mais bonito, mais arredondado, com uma coloração dourada/amarelada, a polpa é doce, extremamente suculenta, sendo um fruto que realmente chama a atenção para o mercado", destaca.

Para o mercado interno a Carolina está apta e pronta para ser cultivada, enquanto que para o mercado externo ela precisa passar por alguns testes. "No mercado externo nós precisamos ainda de alguns convênios e testes a ser feito no exterior, então não dá para afirmar ainda na questão do plantio, mas na questão de mercado ela pode ser comercializada no mundo inteiro porque de fato é uma pera de alta qualidade", finaliza Ivan.

A pera recebeu o nome de Carolina, em homenagem a filha do pesquisador Ivan Faoro. * Rádio Caçanjurê

 





Read more...