Morre o professor da Faem José Carlos Fachinello

Não queríamos dar esta notícia, mas o trabalho do Fachinello ficará na história da Fruticultura brasileira

21/06/2016 00:00
Morre o professor da Faem José Carlos Fachinello

O professor e engenheiro agrônomo José Carlos Fachinello, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) da Universide Federal de Pelotas (UFPel), foi sepultado no fim da manhã deste sábado (18) no Memorial Pelotas. Ele tinha 63 anos e há dois estava afastado do corpo docente da unidade por motivos de saúde. Fachinello faleceu em decorrência de um tumor no cérebro 

Especialista na área de Fruticultura, Fachinello trabalhou por mais de três três décadas com pesquisa no setor. Foi mestre no estudo pela UFPel, doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor na Itália e nos Estados Unidos. Tornou-se coordenador do projeto de Produção Integrada de Pêssegos (PIP) e consultor científco da Finep, CNPq, ABDI, IBRAF, Fapergs, Capes e revistas científicas. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura por dois mandatos, diretor da Faem e coordenador do Curso de Pós-Graduação em Agronomia na UFPel.

O pesquisador também foi um dos responsáveis pela criação das normas referentes ao cultivo de pêssegos, que permitiu aos produtores exportarem seus produtos à Europa.

Em 2014 recebeu o Prêmio Futuro da Terra, uma realização entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e o Jornal do Comércio.  Entre os destaques de trabalho tem-se a produção de alimentos seguros focando nas espécies de clima temperado, com a aplicação das chamadas boas práticas agrícolas (como menor uso de pesticidas e maior proteção ao agricultor). 

Professor da UFPel recebe prêmio Futuro da Terra

O professor do curso de Agronomia da UFPel, José Carlos Fachinello, foi indicado ao Prêmio Futuro da Terra de 2014, por sua dedicação à pesquisa na área de fruticultura

O Prêmio Futuro da Terra está na sua 18ª edição e é uma realização conjunta entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e o Jornal do Comércio. A cada ano são selecionados pesquisadores do setor primário, com base no conjunto de seu trabalho, prestação de serviços, atividades em pesquisa, ensino e extensão feitos durante sua vida. As categorias de premiação são Novas Alternativas Agrícolas, Tecnologia Rural, Cadeias de Produção Agrícola, Preservação Ambiental e o Prêmio Especial, para o qual Fachinello foi escolhido.

Há 30 anos, o engenheiro agrônomo trabalhava com pesquisa em Fruticultura, tendo mestrado no assunto pela UFPel. Já foi presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura por dois mandatos, diretor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e é coordenador do Curso de Pós-Graduação em Agronomia na UFPel, onde é professor há 36 anos.

Um dos destaques do trabalho é a produção de alimentos seguros focando nas espécies de clima temperado, com a aplicação das chamadas boas práticas agrícolas. As atividades são realizadas no Laboratório de Agronomia (LabAgro), prédio financiado pela Finep. Segundo o professor Fachinello, a área de fruticultura da UFPel tem uma representação muito grande em nível nacional. A Universidade conta com modernos laboratórios para atender a parte de produção de mudas, da qualidade e armazenamento das frutas, fisiologia das plantas e biotecnologia. Possui uma área experimental com aproximadamente 15 hectares localizados no Centro Agropecuário da Palma, onde são desenvolvidos trabalhos com melhoramento genético, manejo e tratos culturais de 20 espécies frutíferas, capacitação de estudantes e professores, além de servir como área demonstrativa para a produção de frutas.

 





Read more...